Inovação no processo
logístico da empresa traz, além da redução no custo do frente, a diminuição de
62,5% na distância percorrida, o que representa economia de combustível e menor
desgaste para a frota
Janeiro de 2018 - Com produção mensal de
10,8 milhões de litros de refrigerante e mais de 6 milhões de litros de pura
água mineral num parque fabril estrategicamente localizado no centro de Manaus,
a Real Bebidas da Amazônia - fundada em 1964 - se tornou líder de mercado em
seu segmento de atuação no Amazonas, além de atender também o Oeste do Pará,
Roraima e o Acre. Em busca de inovação, a empresa decidiu investir na sua
logística.
Para sanar os gargalos dessa área, que
concentra os maiores custos da operação, a Real Bebidas passou a utilizar a
solução maxMotorista, da Máxima Sistemas, companhia de tecnologia móvel para
força de vendas, e-commerce, trade e logística para o atacado distribuidor.
“Tínhamos uma dificuldade muito
grande de acompanhar os motoristas, ainda mais por serem terceirizados. Com o
maxMotorista não enfrentamos resistência, mesmo sendo uma empresa com mais de
50 anos. Quebramos vários paradigmas de tempo de monitoramento, confiabilidade
na informação e notificações de ocorrências, que
nos permitem agir na hora”, cometa Edson Silva, gestor de logística da Real
Bebidas da Amazônia.
O aplicativo de acompanhamento dos
motoristas permitiu à empresa fornecer informações essenciais para os clientes,
como a posição do caminhão que está levando os pedidos, a distância que ele
está da entrega, quanto tempo o motorista ficou esperando para realizar a
descarga, quem recebeu as mercadorias e até o canhoto assinado. Tudo isso
tornou os processos de transporte mais transparentes, aumentando a confiança
dos clientes e tornando a empresa mais competitiva no mercado.
Mas como a frota utilizada pela empresa
é terceirizada, outros desafios estavam presentes no dia a dia da logística.
Para otimizar o uso dos caminhões e a eficiência das rotas de entrega, a
companhia apostou no maxRoteirizador, solução que realiza a roteirização
automatica das cargas de forma prática, oferecendo vários parâmetros para
personalização e adequação às necessidades da empresa. Isso influenciou na
redução do custo do frete.
Segundo Edson, “antes, o frete
representava 11% do valor faturado da carga e, hoje, representa cerca 7% do
valor. Isso representa um aumento na qualidade da locação e um melhor uso
do espaço do caminhão. Calculando, hoje temos uma ocupação de 95% do espaço de
cubagem da frota, o que é excelente”.
Outra dificuldade era o custo com hora
extra cobrado pela transportadora. Os caminhões, que saíam carregados da
empresa às 7h, retornavam em média até às 19h. Somando o processo de descarga,
os veículos saíam do pátio da empresa às 20h, elevando esse custo ainda mais.
Com a atuação do maxMotorista e do maxRoterizador, às 17h30 toda a frota já
está de volta das entregas, um ponto positivo tanto para a Real Bebidas, que não
tem gastos com hora extra, quanto para a transportadora, que tem seus caminhões
disponíveis o quanto antes.
Outro benefício percebido pela Real foi
a redução de 62,5% da distância média diária percorrida, o que representa uma
economia de combustível e menor desgaste dos veículos. “Antes do
maxRoteirizador, a frota rodava em média entre 70 e 80 km/dia. Hoje, ela roda
em média de 45 a 50 km/dia. Isso permite barganhar com a transportadora na hora
da renovação de contrato, cortando parte dos preços, afinal estamos rodando
menos”, finaliza Edson.
Para Fabrício Santos, gestor de oferta
logística na Máxima Sistemas, “o sucesso da Real Bebidas da Amazônia representa
a evolução e aderência nas nossas soluções de logística de transporte para
diversos modelos de operação. Com isso, diversos atacadistas e distribuidores
podem reduzir os custos logísticos com rotas mais eficientes”, finaliza o
executivo.