por Rubia Fernanda
Vitt*
Março de 2019 - A comemoração do Dia
Internacional do Consumidor, em 15 de março, é uma boa oportunidade para vender
mais, o que não significa necessariamente que seu negócio vai lucrar mais. Para
não cair na armadilha das liquidações, arriscando a saúde financeira do seu
comércio, é preciso também vender melhor. Vamos às dicas imprescindíveis para
realizar boas vendas neste dia especial!
Rubia Fernanda Vitt |
1. Atraia
o perfil de consumidor que deseja – Se sua empresa só fala em
preço, promoções, descontos, 50% OFF etc, atrai clientes que só se importam com
isso. Analise seu marketing e veja se está enviando mensagens assertivas e
coerentes com o seu negócio. É importante conhecer os hábitos de consumo e as
exigências do seu cliente para não atrair consumidores que não fazem o perfil
da sua marca.
2. Venda
valor, não preço - focar em trabalhar com descontos, preços
baixos e promoções pode ser um caminho perigoso. Você vende mais. Mas quanto
desse valor realmente fica com sua empresa? Conceder descontos que não são
saudáveis pode significar mais faturamento, mas não necessariamente mais lucro.
E por valor entenda não só preço, mas o valor intangível, o quanto sua empresa
importa na vida do seu cliente. Quando uma empresa baixa seus preços, há o
risco de fazer o cliente pensar que o preço trabalhado sempre vai ser fechado
por menos, arriscando a saúde financeira da empresa e a perda da carteira de
clientes que se importam com o valor da marca e não com o preço.
3. Foque
no lucro, não no faturamento - Muitos empreendedores fazem
de tudo para não perder uma venda e, na prática, acabam gastando mais do que
lucrando para atender alguns clientes. Entenda que os clientes de alta
qualidade vão querer comprar muitas vezes, mas para isso você precisa antecipar
suas necessidades com produtos e serviços que o surpreendam, antes que eles
tenham que solicitar. Sempre pense: “Quem compra essa minha oferta, vai
precisar do que a seguir? ”. Assim você cria um funil no qual o cliente vai
entrar comprando um produto, mas acaba comprando outros.
4. Assertividade
nas compras e liquidações – Sua empresa sabe o que vai liquidar ou
comprar para atender uma data específica do comércio, ou seja, sabe o que
aconteceu nas datas passadas para embasar novas compras ou ações de marketing
mais assertivas? É muito importante contar com os dados do sistema de gestão
empresarial para olhar os históricos de compras e vendas. Se identificar
produtos parados durante meses no estoque, estes são os melhores itens que
devem ser liquidados.
Empresas que só focam em descontos são
as primeiras a fecharem suas portas. É importante resistir à tentação de baixar
os preços sem uma estratégia. Utilizando essas quatro técnicas, é possível
participar das datas comemorativas do comércio sem arriscar a saúde financeira
do seu negócio, caindo na armadilha da guerra do preço baixo.
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Rubia Fernanda Vitt é gestora de expansão da SetaDigital, companhia de
Tecnologia da Informação especializada no setor calçadista.