Software house
desenvolve projeto que conecta elevador ao salão e estoque da loja de calçados,
promovendo uma experiência de compras sem intermédio de vendedores
A Urban Footwear elegeu a SetaDigital,
companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor calçadista, para
desenvolver o projeto de autotendimento da sua loja de calçados e acessórios de
moda urbana e esportiva, localizada no Shopping ParkingSul, em Volta Redonda,
no Rio de Janeiro.
Para implementar o modelo de
autoatendimento, a Urban idealizou a experiência promovida aos usuários em um
caixa eletrônico, cujo serviço não apresenta a necessidade de interação com
atendentes.
“Olhamos para o setor financeiro e
imaginamos um atendimento semelhante em nossa loja, sem o contato premeditado
dos vendedores, pois é um serviço que, muitas vezes, acaba pressionando os
clientes e tornam a experiência de compras insatisfatória”, elucida André Luiz
Vilela, diretor da Urban Footwear, acrescentando que também se inspirou na
Sapati, loja laboratório da SetaDigital, que opera com modelo de
autoatendimento focado na experiência do cliente.
Pensando no conceito de dar mais
liberdade aos clientes, o projeto desenvolvido pela SetaDigital envolve um
elevador que interliga o estoque à loja, operando com leitores para identificar
os calçados que os clientes desejam experimentar ou apenas consultar
informações.
“Basicamente, o cliente entra na Urban,
escolhe os pares de calçados que deseja consultar e passa o leitor de código de
barras no totem, que retorna com as informações sobre valores, numeração
disponível e desconto, se houver. Caso o cliente queira provar algum dos itens,
é só dar um ok na tela touch e, automaticamente, o estoque receberá a mensagem
e enviará os pares de tênis por meio do elevador, que comporta até três caixas
de calçados”, explica Vilela, acrescentando que todo o BackOffice da Urban é
sustentado pelo software de gestão SetaERP.
Com o processo otimizado de atendimento,
o papel dos vendedores passa a ser uma atividade mais consultiva. Inicialmente,
eles estão focados em explicar como a loja funciona para os clientes que não
estão habituados com este modelo. Por outro lado, uma vez que o vendedor não
precisa sair de perto do cliente para buscar o calçado, maior o número de
atendimentos, que são orientados às dúvidas do cliente em relação aos produtos
em si como, por exemplo, o material usado para a produção ou até mesmo o tipo
de roupa que combina com o modelo em questão, entre outros.
O autoatendimento possibilita, também,
ter menos funcionários na loja. “A Urban Footwear conta com apenas dois
vendedores, que, para uma loja de 75m² é um padrão ideal”, pontua Vilela.
O próximo passo, continua ele, será promover uma experiência completa aos
clientes, com a possibilidade de Self-Checkout, ou seja, sem contato com os
atendentes dos caixas.
Para Vanderlei Kichel, CEO da
SetaDigital, o autoatendimento projetado para a Urban Footwear representa não
só uma novidade que gera interesse das pessoas em conhecer a loja, mas sim uma
quebra de paradigma na venda de calçados, que agrega valor à toda a cadeia. “A
Urban Footwear passa a se tornar uma empresa de vanguarda neste modelo de
atendimento no Brasil, contribuindo para que o cliente tenha mais liberdade de
escolha e o vendedor possa dedicar mais tempo a entender o cliente e oferecer a
melhor opção para a necessidade dele”, finaliza Kichel.