Por Rubia
Fernanda Vitt*
Abril
de 2019 - A Páscoa é uma ótima oportunidade para vender mais. Além das vendas, essa
festividade é um excelente pretexto para fortalecer seu relacionamento com o
consumidor e fidelizar clientes. Culturalmente, relacionamos este feriado ao
consumo de doces e principalmente chocolate, mas a afetividade da data deu
lugar ao costume de presentear com outros produtos também. Então, como vender
calçados nesta época do ano?
Para não cair na armadilha e na mesmice das liquidações em busca de atrair clientes para aumentar o número vendas, arriscando a saúde financeira do seu comércio, é preciso repensar a estratégia a fim de vender melhor. Independente do setor, usar a criatividade e entrar no clima da comemoração é indispensável. Vamos às dicas para que o varejista se certifique de que o coelhinho não passará despercebido pelo seu negócio neste ano.
Para não cair na armadilha e na mesmice das liquidações em busca de atrair clientes para aumentar o número vendas, arriscando a saúde financeira do seu comércio, é preciso repensar a estratégia a fim de vender melhor. Independente do setor, usar a criatividade e entrar no clima da comemoração é indispensável. Vamos às dicas para que o varejista se certifique de que o coelhinho não passará despercebido pelo seu negócio neste ano.
Rubia Vitt |
Antes
de tudo, determine seu público-alvo, dessa forma, é possível definir suas estratégias
de acordo com o perfil do consumidor que deseja atrair. Por exemplo, se a sua
empresa comunica apenas preços, promoções, descontos, 50% OFF etc, os clientes
atraídos tendem a se importar apenas com o preço menor, e é assim que sua marca
será lembrada. Ainda no que se refere a estratégias, analise seu marketing e
veja se está enviando mensagens assertivas e compatíveis com a sua proposta de
negócio. Conhecendo os hábitos de consumo e as exigências do seu cliente, suas
estratégias deixam de impactar apenas consumidores distantes do perfil da sua
marca.
Definido
o público-alvo, é importante agregar e vender valor, não preço. Afinal, focar
em descontos e promoções pode ser um caminho perigoso que faz com que você
venda mais, entretanto, quanto desse valor realmente fica com sua empresa? Conceder
descontos que não são saudáveis pode significar mais um aumento no faturamento,
mas não necessariamente mais lucro.
Então,
como vender melhor? Dedique mais atenção no lucro do que no faturamento. Muitos
empreendedores fazem de tudo para não perder uma venda e, na prática, acabam
gastando mais do que lucrando para atender o público certo. Clientes de alta
qualidade, provavelmente, comprarão muitas vezes e, para nutrir essas vendas,
você precisará antecipar suas necessidades, oferecendo produtos que o
surpreendam o consumidor. Por exemplo, nesse período é interessante que o
vendedor tenha em mente que muitas famílias se reúnem para comemorar a Páscoa e,
por isso, valorizam a escolha do que vão vestir na ocasião, inclusive o calçado.
Além disso, muitas lojas de calçados têm como público alvo mulheres de 25 a 30
anos, que valorizam o conforto. Pensando nisso, pense em quais produtos você
pode oferecer para agradá-las?
Caso
sua loja opte optar por liquidações, questione quais produtos atendem às
procuras de uma festividade como a Páscoa e como é o clima na sua região Agora,
definir uma estratégia assertiva já ficou mais coerente. Faça, também, uma
análise das datas passadas. O ideal é ficar atento aos dados do sistema de
gestão empresarial e identificar oportunidades refletindo sobre os históricos de
compras e vendas.
E por fim,
mas não menos importante, seja visual. As pessoas também são atraídas
esteticamente, por isso, lojas de todos os setores, inclusive o calçadista,
devem explorar o tema “Páscoa” em suas vitrines e decorações. Aposte inclusive
em embalagens alusivas ao evento ou em brindes que tenham ligação com a Páscoa.
Isso contribui para que as pessoas tenham uma imagem simpática da loja durante
esse período.
As
marcas de sucesso aproveitam a sazonalidade para se comunicar com os
consumidores, criam contextos que mexem com a emoção das pessoas. Use a
criatividade para se aproximar do seu público-alvo e aplique essas dicas em seu
negócio na Páscoa. Aproveite as oportunidades comerciais sem arriscar a saúde
financeira do seu negócio, ou seja, fique bem longe da armadilha do preço
baixo.
* Rubia Fernanda Vitt é
gestora de expansão da SetaDigital, companhia de Tecnologia da Informação
especializada no setor calçadista.