A Páscoa é para todos, inclusive para o setor calçadista!


Por Rubia Fernanda Vitt*

Abril de 2019 - A Páscoa é uma ótima oportunidade para vender mais. Além das vendas, essa festividade é um excelente pretexto para fortalecer seu relacionamento com o consumidor e fidelizar clientes. Culturalmente, relacionamos este feriado ao consumo de doces e principalmente chocolate, mas a afetividade da data deu lugar ao costume de presentear com outros produtos também. Então, como vender calçados nesta época do ano?        

Para não cair na armadilha e na mesmice das liquidações em busca de atrair clientes para aumentar o número vendas, arriscando a saúde financeira do seu comércio, é preciso repensar a estratégia a fim de vender melhor. Independente do setor, usar a criatividade e entrar no clima da comemoração é indispensável. Vamos às dicas para que o varejista se certifique de que o coelhinho não passará despercebido pelo seu negócio neste ano. 
Rubia Vitt

Antes de tudo, determine seu público-alvo, dessa forma, é possível definir suas estratégias de acordo com o perfil do consumidor que deseja atrair. Por exemplo, se a sua empresa comunica apenas preços, promoções, descontos, 50% OFF etc, os clientes atraídos tendem a se importar apenas com o preço menor, e é assim que sua marca será lembrada. Ainda no que se refere a estratégias, analise seu marketing e veja se está enviando mensagens assertivas e compatíveis com a sua proposta de negócio. Conhecendo os hábitos de consumo e as exigências do seu cliente, suas estratégias deixam de impactar apenas consumidores distantes do perfil da sua marca.

Definido o público-alvo, é importante agregar e vender valor, não preço. Afinal, focar em descontos e promoções pode ser um caminho perigoso que faz com que você venda mais, entretanto, quanto desse valor realmente fica com sua empresa? Conceder descontos que não são saudáveis pode significar mais um aumento no faturamento, mas não necessariamente mais lucro.

Então, como vender melhor? Dedique mais atenção no lucro do que no faturamento. Muitos empreendedores fazem de tudo para não perder uma venda e, na prática, acabam gastando mais do que lucrando para atender o público certo. Clientes de alta qualidade, provavelmente, comprarão muitas vezes e, para nutrir essas vendas, você precisará antecipar suas necessidades, oferecendo produtos que o surpreendam o consumidor. Por exemplo, nesse período é interessante que o vendedor tenha em mente que muitas famílias se reúnem para comemorar a Páscoa e, por isso, valorizam a escolha do que vão vestir na ocasião, inclusive o calçado. Além disso, muitas lojas de calçados têm como público alvo mulheres de 25 a 30 anos, que valorizam o conforto. Pensando nisso, pense em quais produtos você pode oferecer para agradá-las?

Caso sua loja opte optar por liquidações, questione quais produtos atendem às procuras de uma festividade como a Páscoa e como é o clima na sua região Agora, definir uma estratégia assertiva já ficou mais coerente. Faça, também, uma análise das datas passadas. O ideal é ficar atento aos dados do sistema de gestão empresarial e identificar oportunidades refletindo sobre os históricos de compras e vendas.

E por fim, mas não menos importante, seja visual. As pessoas também são atraídas esteticamente, por isso, lojas de todos os setores, inclusive o calçadista, devem explorar o tema “Páscoa” em suas vitrines e decorações. Aposte inclusive em embalagens alusivas ao evento ou em brindes que tenham ligação com a Páscoa. Isso contribui para que as pessoas tenham uma imagem simpática da loja durante esse período.

As marcas de sucesso aproveitam a sazonalidade para se comunicar com os consumidores, criam contextos que mexem com a emoção das pessoas. Use a criatividade para se aproximar do seu público-alvo e aplique essas dicas em seu negócio na Páscoa. Aproveite as oportunidades comerciais sem arriscar a saúde financeira do seu negócio, ou seja, fique bem longe da armadilha do preço baixo.

* Rubia Fernanda Vitt é gestora de expansão da SetaDigital, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor calçadista.