Grupo formado por consumidores, investidores e colaboradores elege a
empresa por imprimir em sua gestão valores
como relacionamento com o cliente e sustentabilidade. Constatação é do ranking
Mais Valor Produzido, da consultoria de marketing DOM Strategy Partners
Na área de alimentos e
bebidas, a Coca-Cola foi eleita a empresa que mais produz valor tangível e intangível a
partir da percepção, avaliação e recomendação dos seus principais stakeholders, como acionistas, funcionários e clientes. A
constatação é do ranking Mais Valor Produzido, da consultoria de marketing DOM
Strategy Partners, que avaliou outros 21 setores da economia separadamente.
Além da Coca-Cola, que conquistou o primeiro lugar, com nota 8,45,
participam na seguinte ordem: Ambev (8,42), Nestlé (8,31), Danone (8,21) e
Mondelēz (8,16).
A pesquisa envolveu
entrevistas físicas e virtuais com mais de oito mil pessoas. O processo de
análise se deu a partir das
1000 maiores companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando
universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a
performance das empresas da indústria de alimentos e bebidas nos critérios
definidos como direcionadores de valor.
Para basear o valor corporativo de uma
companhia, quatro dimensões foram escolhidas. São elas: resultados, reputação
(definida como Credibilidade/Imagem), competitividade e riscos.
“No caso de alimentos e
bebidas, itens como Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes
e Sustentabilidade tiveram pesos maiores durante a contagem da pesquisa”, diz
Daniel Domeneghetti, coordenador da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners,
que mensurou no total 62 critérios ligados à valor tangível e intangível.
|