Além da
Europa e Estados Unidos, companhia estrutura seu laboratório no Brasil e dedica
atualmente 200 colaboradores para esta frente. O plano de investimento na área
é de 20% do EBTIDA nos próximos três anos
A Engineering, companhia
global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação
Digital, está ampliando suas iniciativas voltadas às demandas digitais. A
empresa reuniu toda a sua estrutura de especialistas e criou uma nova frente,
denominada Digital Lab. O objetivo é potencializar essa prática por meio da
concentração do time e alavancar os projetos de Transformação Digital, que se
tornaram a essência da companhia.
“Esta iniciativa tem
importância singular na organização. Além de comportar 25% do time de
especialistas digitais presentes na operação brasileira e que estão
distribuídos entre os escritórios de São Paulo e de Belo Horizonte, a companhia
tem como meta investir no laboratório 20% do seu EBTIDA nos próximos três anos”,
comenta Filippo Di Cesare, CEO da Engineering. Além dessa iniciativa na América
Latina, a empresa mantém centros de pesquisa e inovação na Europa e nos Estados
Unidos.
A estratégia de
Transformação Digital da companhia está baseada em uma abordagem focada no
framework denominado DigitalOne, que envolve o apoio às empresas no
desenvolvimento de seus próprios roadmaps digitais com foco nos objetivos de
negócio e no nível de maturidade na jornada da Transformação Digital. “Não é só
um diagnóstico. O principal objetivo é desenhar junto com o cliente a sua
trajetória, ou seja, o que ele precisa para, de fato, percorrer a jornada da
transformação digital, digitalizar os processos e evoluir o nível de
maturidade”, explica Filippo.
Três pilares sustentam uma
estratégia DigitalOne – Customer Experience, Digital Operation e New Business
Models. Nesta estrutura, a Engineering trabalha para que seus clientes promovam
experiências personalizadas, ampliem a eficiência operacional e identifiquem
novos modelos de negócios e de monetização.
“Com base neste framework,
priorizamos as implementações de acordo com a geração de valor do negócio. Todo
o processo, desde o assessment até a aplicação das tecnologias, é realizado com
base na metodologia ágil, o que permite lidar com imprevisibilidades e mudanças
de cenários no decorrer dos percursos”, afirma Rafael Lategahn, Head de Digital
Architecture & Innovation da Engineering.
O ambiente do Digital Lab,
que atua na arquitetura de soluções, atende tanto à implementação de projetos
demandados pelos clientes, como também por meio do conceito de Produto Mínimo
Viável, do inglês, Minimum Viable Product, ou simplesmente MVP, que não as
versões mínimas de desenvolvimento, como o próprio nome diz, para iniciar a
jornada digital do cliente, assim como desenvolve Provas de Conceito (POCs),
que antecipam às empresas soluções já testadas, uma iniciativa que ocorre em
80% dos projetos da companhia. No formato de POC, o mercado tem demandado, por
exemplo, soluções de análise de sentimento de rede social, assim como
plataformas de omnichannel e assistentes virtuais projetada para setores
específicos.
“Podemos dizer que o Digital
Lab se tornou o coração da companhia. Neste ambiente se respira as inovações
que são aplicadas nos clientes para torna-los digitais e guiados por dados para
desfrutarem de novos ecossistemas digitais, como Application Programming
Interface (API), Inteligência Artificial, Machine Learning, Intelligent Data
Platforms, Omni-Channel, Chatbot, Big Data & Analytics, IoT, DevOps, entre
outras soluções que impulsionam a jornada digital dos clientes”, finaliza o CEO
da companhia.