por Rafael Martins*
Junho de 2019 – Nos últimos anos,
podemos observar como as lojas online ganharam um lugar de destaque no mercado,
especialmente pela praticidade criada no momento de realizar uma compra via
desktop. As vendas mobile, por sua vez, pegam carona nessa mesma vantagem: os
consumidores conseguem fazer as suas compras com ainda mais praticidade,
eficiência e aonde quer que estejam: em casa, na rua, no metrô, no ônibus ou em
qualquer outro local com conexão à internet.
Por essa razão, os aplicativos para
smartphone têm se mostrado uma ótima oportunidade de mercado. Isso significa
que as empresas devem investir em uma loja online e preparar o seu site para
vendas por meio de dispositivos móveis. Essa pode se tornar uma boa vantagem
competitiva e fazer toda a diferença para otimizar os resultados conquistados.
De acordo com a pesquisa “Análise
do E-commerce no Mundo 2018”,
realizada pela Criteo, as vendas mobile somaram mais de 50% das transações
online no mundo. No Brasil, no primeiro trimestre de 2017, 26% das vendas foram
feitas através de smartphones ou tablets. Esse número apresentou um salto para
37% no primeiro trimestre de 2018. Diante deste cenário, que demonstra a
consolidação das vendas mobile e indica uma tendência de crescimento para o
futuro, entender a importância de trabalhar com canais de vendas alinhados com
os hábitos de consumo atuais se torna imprescindível nesta Era Digital.
Os dados combinados de todos os países
analisados pela Criteo demonstram a expressividade dos dispositivos móveis.
Sendo assim, os aplicativos merecem um destaque especial quando falamos sobre
as vendas mobile, pois eles apresentam resultados ainda mais relevantes para os
lojistas, respondendo por 30% das vendas em dispositivos móveis.
Ao usar um aplicativo para oferecer seus
produtos ao consumidor, sua loja online consegue se conectar com um número
maior de potenciais clientes. Cerca de 30% de todas as vendas mobile acontecem
a partir de um app. A taxa de conversão no app de compras é três vezes maior do
que na web mobile. Ou seja, as chances de levar o consumidor ao momento da
compra, por meio de um aplicativo, é muito superior às chances de venda pelo
mobile web.
E pelo lado do usuário, uma das
razões pelas quais os clientes preferem comprar pelo online ao invés das lojas
físicas é a possibilidade poder avaliar suas opções e obter as melhores ofertas
por meio de comparativos entre os varejistas, além de contar com uma entrega
imediata e facilidade e segurança no pagamento. Tudo isso sem a
necessidade de levantar do sofá: basta se conectar através do smartphone, ou
seja, uma experiência muito mais rápida e intuitiva.
A sua empresa já aproveita as
oportunidades de vendas criadas pelo uso de um app? Colocar essa estratégia em
prática pode ser mais simples do que você imagina, além de ser uma ótima forma
de potencializar as suas vendas!
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Rafael Martins
é CEO da LifeApps, empresa do Grupo Máxima responsável por plataformas de
e-commerce.