19% dos CEOs investiriam em Transformação Digital por medo dos concorrentes, aponta pesquisa da E-Consulting
Globalização
dos mercados, aumento de eficiência e redução de custos também estão entre os
fatores de adesão. Pesquisa traz panorama atual da Transformação Digital nas
empresas brasileiras sob a ótica de 203 líderes
Nos últimos cinco meses, a consultoria
E-Consulting entrevistou 203 CEOs das 1000 maiores empresas do País para saber
como a Transformação Digital é aplicada em seus negócios, atualmente. A
pesquisa revela que, mesmo cedendo às pressões mercadológicas em pequenos
movimentos de inovação, a maioria dos líderes entrevistados acreditam que no
Brasil a Transformação Digital (TD) ainda é incipiente na prática e atrelada a
uma visão mais futurista nas companhias.
Segundo a pesquisa, apenas 19% dos CEOs entrevistados
disseram que o papel da Transformação Digital é mostrar o futuro dos negócios
nas organizações. O levantamento também aponta que 15% acreditam que o conceito
será o caminho mais rápido para acessar novos mercados, além de atender e
entender mais rápido os consumidores. Um grupo de 13% dos entrevistados disse
que a função da Transformação Digital é o aumento de eficiência, agilidade e
simplicidade nos processos. Já 10% acreditam ser uma resposta à pressão de
clientes, consumidores e usuários, cada vez mais, empoderados e conectados.
Porém, só 9% acham que é um acelerador à inovação.
Em relação aos fatores externos que levariam os
líderes a investirem em Transformação Digital nas suas gestões, 19% afirma que
a pressão de competitividade dos concorrentes tradicionais é o maior motivo. A
globalização dos mercados e a amplificação dos padrões de escolha e consumo são
os principais fatores impulsionadores para 13% dos entrevistados, enquanto 12%
dizem investir no conceito por causa da popularização do tripé: revolução
tecnológica, universalização de acesso e barateamento das tecnologias. A maior
conectividade dos usuários, principalmente por meio dos smartphones, é um ponto
de destaque para 11%. A ameaça de novos concorrentes com modelos de negócio
mais ágeis e modernos, do tipo “xtechs”, animariam 10% dos entrevistados a
injetar dinheiro em Transformação Digital.
Sob o ponto de vista interno, das razões que
levariam os CEOS a investirem em Transformação Digital no dia a dia da
operação, 13% deles disserem que o principal motivo é a combinação de aumento
de eficiência, sinergia e produtividade com redução de custos aliados a novos
modelos produtivos. Para 11%, investir em Transformação Digital é uma resposta
interna à pressão do mercado e nada mais, enquanto 10% enxerga no conceito
oportunidades para gerar novos modelos de negócios, de produtos e de serviços
quando estes forem disponibilizados para o uso de suas equipes.
A pesquisa também constata que a maioria dos
CEOs (52%) atribuem maior correlação entre Transformação Digital e inovação.
Para eles, inovação não depende de Transformação Digital, mas é um grande
facilitador para as empresas inovarem. Na contramão, 35% já acreditam que inovação só acontece quando há Transformação Digital na companhia. Já 14% dizem que
Transformação Digital não tem nenhuma relação direta com inovação.
Para Daniel Domeneghetti, coordenador da
pesquisa e CEO da E-Consulting, especialmente nos segmentos mais distantes do
usuário final, os CEOs não são os principais impulsionadores da
Transformação Digital de suas empresas. As raras exceções visionárias
estão em companhias já nascidas com DNA digital, tanto em setores novos como
nos tradicionais.
“Naqueles setores tradicionais em efetiva
disrupção digital no seu core business e na lógica de sua cadeia, como
financeiro, conectividade, educação e entretenimento, os CEOs deverão assumir o
papel de protagonistas deste conceito nos próximos dois anos. Parte
disso, está revelado nos altos índices de apostas e nos investimentos denotados
na pesquisa", explica Domeneghetti.