por Alexandre
Corigliano*
A Certificação Digital possibilitou ao
setor de saúde garantir a autenticidade e a validade jurídica de documentos no
meio eletrônico. Com a integração do Certificado a um sistema de prontuário
eletrônico, o médico pode realizar, por exemplo, a autorização de um
procedimento a partir de sua assinatura digital. Sem dúvidas, a eficiência
operacional é um dos maiores benefícios da medida, ainda mais quando
consideramos as deficiências do setor, que podem ser bastante reduzidas com
mais celeridade no atendimento aos pacientes.
Se por um lado a Certificação Digital
permite a assinatura eletrônica de documentos pelos médicos, garantindo a
integridade de informações e o compartilhamento de laudos, prescrições, exames
e atestados para todos os envolvidos, do outro lado da ponta há o atendimento
aos pacientes na chegada à recepção dos hospitais, que também envolve um
processo de requisição de assinaturas para o preenchimento da documentação
tanto para a instituição, quanto para os convênios médicos.
Alexandre Corigliano |
Toda essa jornada do cliente que
acontece no papel pode se tornar digital. Aquela coleta de assinaturas de
pacientes no momento de registro e que requer a impressão de formulários e,
posteriormente, a digitalização das informações para adicionar ao prontuário
eletrônico e ao arquivo, processo que traduz em falta de agilidade e altos
custos financeiros devido ao uso e gestão do ciclo de vida do papel, se
transferido para um tablete, que pode capturar a assinatura biométrica
manuscrita, trará uma nova experiência de atendimento, alinhada às demandas do
novo consumidor, além de gerar ganhos de produtividade e segurança.
Para um hospital ser considerado 100%
digital, a transformação digital também tem que chegar aos
pacientes/acompanhantes. Sim, estamos falando de Customer Experience! E o
processo também pode ser aplicado fora das dependências. Quando um centro
médico vai até o paciente – assim como ocorre com o programa Mais Médicos, do
Governo Federal - ter um modelo de assinatura digital assegura não só a
validação do atendimento, como também promove segurança, redução de fraudes e
de custos administrativos.
A aplicação do tablete utilizado para a
captura da assinatura do documento também pode ser estendida para outras
possibilidades, visando um atendimento mais digital. Captura de fotos dos
documentos e carteirinha do plano de saúde, captura de selfie do paciente para
verificação biométrica facial como prevenção de fraude, informações sobre
procedimentos, pesquisas de atendimento, vídeos institucionais, interações
personalizadas... ou seja, uma completa experiência para um setor que tem
focado num novo consumidor, que está cada vez mais exigente.
Onde houver processo interno que utilize
papel e não seja crítico a ponto de exigir um Certificado Digital, é possível
adequar ao uso do tablete com assinatura biométrica manuscrita. Uma
limpeza de leitos, por exemplo, pode receber este mesmo procedimento. Ou seja,
as instituições de saúde podem reduzir o tempo de atendimento e os custos com
impressão, assim como acelerar o processo de documentação, arquivamento e
descarte de papel, melhorando seus controles, além de garantir uma operação
100% digital informatizada.
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Alexandre Corigliano é CEO da Nexyon, desenvolvedora de soluções para
formalização de negócios sem papel.