por Vanderlei Kichel*
A gestão de estoques é um desafio. Essa
visão, inclusive, é compartilhada entre os lojistas. Em se tratando de
calçados, essa questão torna-se ainda mais complexa devido a inúmeros fatores,
como a incerteza de ter sempre o produto em mãos, com grade completa, para
atender toda e qualquer demanda e a prudência ao comprar, mesmo correndo o
risco de não satisfazer o cliente, entre outros. Sem contar o fator
imprevisibilidade das promoções, que nos faz pensar “Será que liquido antes do
concorrente ou aguardo para preservar o mark-up do meu produto?”.
Aliás, gestores também correm contra o
tempo, pois desde a chegada de um produto ao estoque, cada minuto parado se
transforma em custos, seja com despesas de operação ou esforços de marketing
para que uma coleção seja vendida. Sendo assim, seria possível vender todos os
produtos comprados, com markup ideal, e ainda equilibrar os pagamentos do
fornecedor com o fluxo de caixa?
Vanderlei Kichel |
Se trabalharmos aliados à tecnologia e
com as informações corretas, é possível melhorar, e muito, a gestão da sua
loja! Confira abaixo cinco ações pontuais para que os produtos saiam do estoque
ainda mais rápido.
1) Refine
o seu planejamento de compras
Além de conhecer o perfil do seu
cliente, considerar tendências de moda e negociar com as marcas, é preciso
avaliar os custos, respondendo questões como: O que preciso repor? Tenho prazo
para que esse produto ainda seja buscado em minha loja? Como foi o desempenho
de marcas, grupos, cor, departamento e modelos na última coleção? Meus
relatórios de vendas apresentaram um bom desempenho desse(s) produto(s)?
Reunir informações e ter uma visão ampla
em relação às compras anteriores pode ajudar a acertar nos próximos pedidos.
Outra dica importante é comparar o potencial de vendas com o tamanho do
estoque. Acertar nas compras é a maneira mais eficaz de reduzir os custos com
estoque.
2) Cadastre
corretamente os produtos
Como está o cadastro de produtos no seu
sistema de gestão? As informações retornadas pelos relatórios são assertivas e
fáceis de interpretar? O cadastro correto de mercadorias ajuda os lojistas e
gestores a validar o perfil de público consumidor, a temporada de vendas e a
perceber como diferentes estilos de produtos se comportam quando mudamos as
variáveis. Sempre apoie suas decisões em dados confiáveis.
3) Avalie
o desempenho periodicamente
Fazer o acompanhamento durante a coleção
e avaliar o desempenho de determinados produtos e grades é importante para
identificar quais são as peças mais valiosas da loja e quais estão em situação
crítica, ou seja, produtos que precisam ser remanejados ou promocionados para
que não fiquem esquecidos no estoque. Com a tecnologia, esses dados estão à
disposição dos gestores em segundos.
4) Pequenas
ações que aceleram o giro de estoque
Sabe aqueles calçados ou numerações que
precisam ser vendidos nessa coleção e sempre aparecem mal posicionados no
relatório de vendas? Crie novas oportunidades para eles, invista em visual
merchandising, converse com a equipe de vendas e considere, até mesmo, uma
remarcação ou um desconto. Mas, e quando o produto é muito bem vendido e ainda
assim sobra no estoque? Nesse caso, é possível avaliar características como
cor, numeração, quantidade média e tempo de venda para entender se é o momento
certo de liquidar. E se for, é possível atribuir ações de marketing para que
suas campanhas sejam mais assertivas.
5) Promoções:
O produto certo na hora certa
Saber quanto tempo que um produto demora
para sair do estoque, quais já estão a tempo de promocionar, remanejar ou
liquidar é ter alternativas para que os produtos fiquem o menor tempo possível
estocados. E, para apoiar decisões tão complexas, é indispensável poder contar
com dados confiáveis, dando visibilidade até mesmo à gestão de compras pautados
por diversos critérios, como mix de modelos para o público da loja, quantidade
de produtos de acordo com o modelo e a numeração, mix de produtos para atingir
os objetivos de mark-up e da programação de entregas dos fornecedores nos
períodos adequados.
Reduzir o tempo para que o estoque seja
renovado é uma tarefa que demanda atenção em diferentes aspectos da loja. Esses
desafios são, muitas vezes, atrelados a soluções abstratas, contudo é possível
vencê-los com a ajuda das ferramentas corretas. O segredo das vendas para
comprar melhor e vender mais pode estar no seu sistema de gestão empresarial.
*Vanderlei
Kichel é CEO SetaDigital, companhia de Tecnologia da Informação especializada
no varejo calçadista