Especialista de
staffing em Tecnologia da Informação se torna pioneira em talent management no
Brasil a partir da sustentação de seus processos em software desenvolvido com
GeneXus
A Conquest One, especialista de staffing
em Tecnologia da Informação, desenvolveu um sistema de gestão empresarial
pioneiro no segmento de Recursos Humanos, cujos controles contemplam tanto os
tradicionais processos internos de uma empresa, como também a gestão e o
relacionamento dos profissionais selecionados para atender aos seus clientes. A
ferramenta foi desenvolvida utilizando a plataforma low-code da GeneXus,
fornecida pelo Socium Partner Group, distribuidor regional da GeneXus Brasil.
Inicialmente, a Conquest One automatizou
apenas seus processos financeiros, mas, devido à simplicidade de programação
com a ferramenta GeneXus, a empresa passou a evoluir o sistema para um mix de
ERP (Enterprise Resource Planning) e ERM (Employee Relationship Management). “A
evolução com o GeneXus permitiu à Conquest One suportar em uma única ferramenta
todas as suas necessidades, o que deixa de exigir o uso de ouros controles
paralelos”, explica Gerardo Wisosky, CEO do Socium Partner Group.
Todo o backoffice, bem como a gestão de
staffing, que inclui a prospecção de clientes, vagas, recrutamento e seleção,
acompanhamento dos processos de seleção junto aos clientes, acompanhamento das
entregas dos projetos, faturamento dos projetos (billing), controle de
atividades remotas, entre outras atividades, são controlados pelo ERP.
De acordo com Antônio Loureiro, CEO da
Conquest One, a gestão de staffing fora do Brasil é uma atividade comum, mas no
Brasil a Conquest One é pioneira neste modelo, e atingir esse patamar só foi
possível porque a empresa está suportada por uma ferramenta completa que
garante toda a sua gestão e evolução. “Do ponto de vista dos benefícios para o
mercado, a ferramenta proporciona a melhora da qualidade da nossa oferta, que é
fornecer profissionais de TI especialistas. Por meio de criteriosas buscas de
profissionais em nosso sistema, que conta com recursos de Big Data e
Geolocalização, conseguimos fornecer profissionais mais adequados às
oportunidades que surgem no mercado ”, explica Loureiro.
Além de ampliar os benefícios ao
mercado, o sistema também melhorou a performance da Conquest One. Cerca de 100
vagas, por exemplo, são gerenciadas com apenas quatro colaboradores, que
inserem no sistema os requisitos das posições, incluindo tecnologias
especialistas e distância do candidato até a empresa ou projeto, e o sistema
traz os profissionais mais aderentes. “Em 24 horas, entregamos um currículo
especialista, o que numa situação sem um sistema igual ao nosso, ocorre em
cinco dias. É como comparar o Google com uma Barsa”, descreve Loureiro.
Hoje, a base de profissionais da
Conquest One mantém 130 mil candidatos. Desse montante, 300 profissionais são
recursos ativos em projetos e empresas de Tecnologia da Informação, e recebem
acompanhamento da talent management via aplicativo móvel, no qual são
analisados aspectos como performance, nível de satisfação do profissional,
potencial de desenvolvimento versus conhecimento, competências comportamentais
e tempo de contrato, entre outros aspectos.
De acordo com o country manager da
GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, a Conquest One está atenta aos movimentos de
novas tecnologias e com as funcionalidades que amparam a nova economia digital,
como o mobile. “Sabendo da importância da tecnologia para suportar e evoluir o
negócio, a próxima etapa de triagem no recrutamento realizado pela Conquest One
será 100% automática a partir da Inteligência Artificial e da Realidade
Aumentada, e o GeneXus apoiará a evolução da companhia nesta jornada de
Transformação Digital”, finaliza Recchi.