Para CMOs, Transformação Digital ainda é difícil de comprovar resultados, revela pesquisa da E-Consulting
Levantamento
da consultoria aponta maiores obstáculos, tendências e expectativas sob a ótica
de 291 lideranças de marketing
São Paulo, 24 de julho de 2019 - A
consultoria E-Consulting ouviu nos últimos cinco meses 291 lideranças de
marketing, das mil maiores empresas do País, para saber como a Transformação
Digital é entendida e aplicada na linha de negócio. Com um olhar holístico,
trazendo tendências, obstáculos e expectativas, a pesquisa sinaliza que a
maioria dos entrevistados ainda tem uma visão singular do conceito,
materializando o seu uso prático em ações e estratégias voltadas para
aperfeiçoar o relacionamento com o cliente.
A pesquisa aponta que 17% dos CMOs (Chief
Marketing Officer) entrevistados acham que o papel da Transformação Digital é
preparar os negócios das empresas para o futuro, que será marcado por processos
100% automatizados. Para um grupo também de 17%, a Transformação Digital é uma
resposta tecnológica à intensa pressão de clientes, consumidores e usuários
ávidos por rapidez e atendimento diferenciado.
Adicionalmente, 15% dos entrevistados disseram
que o propósito da Transformação Digital é descobrir caminhos mais rápidos para
acessar novos mercados, que levam a entender os anseios dos consumidores. Já
para 12%, o entendimento do conceito é captar novos modelos de negócio,
enquanto que para 10% a Transformação Digital é um acelerador à inovação.
“Frentes como CRM, Business Intelligence (BI),
analytics, mobile commerce, anúncios interativos, publicidade sob demanda,
realidade aumentada, experiência interativa e sensorialismo estão entre as
principais tendências ligadas à Transformação Digital, que estão no radar das
lideranças de marketing. Coincidentemente são ferramentas e conceitos que
ajudam a entender melhor o trinômio: clientes, mercados e produtos”, explica
Daniel Domeneghetti, coordenador da pesquisa e CEO da E-Consulting.
Perguntados sobre os obstáculos, 12% dos CMO’s
acreditam que a dificuldade é comprovar resultados tangíveis da Transformação
Digital. Para 11%, o desafio reside no longo prazo para obter resultados
concretos que motivem acionistas a investirem no conceito. A barreira para 10%
dos entrevistados está na capacidade de investimento menor do que o necessário,
enquanto que o obstáculo para 9% é não saber lidar com o manuseio dos dados para conhecer o usuário, o cliente ou o consumidor.
Impulsionadores externos
Entretanto, externamente a maioria dos líderes
de marketing (14%) investiriam em Transformação Digital para ampliar o
relacionamento com o cliente, usando a favor o consolidado cenário de
conectividade digital, promovido principalmente pela massificação dos
smartphones. Já a razão para 13% dos entrevistados é por causa da globalização e da amplificação dos padrões de escolha e consumo.
Outra ala representada também por 13% investiria no conceito devido à popularização do tripé: revolução tecnológica,
universalização de acesso e barateamento das tecnologias.
As mudanças de comportamento e as expectativas
dos consumidores seriam o fator chave para 12% dos líderes investirem em
Transformação Digital. Por outro lado, a alta competitividade dos concorrentes tradicionais e as
mudanças disruptivas nas cadeias setoriais econômicas fariam com que 11%
dos entrevistados saíssem de uma zona majoritariamente analógica para o
universo digital.
Impulsionadores internos
Sob o ponto de vista interno, 11% dos CMOs
investiriam em Transformação Digital como uma resposta à pressão do mercado,
enquanto que 9% poderiam aderir ao conceito para se diferenciar dos
concorrentes. Para 9%, investir em tecnologias digitais teria um foco de
crescimento nas vendas em função do acesso a novos mercados e segmentos. Um
grupo de 8% investiria em Transformação Digital para ter oportunidades de gerar
novos modelos de negócios, de produtos e de serviços.
Igualmente com 8%, uma ala de líderes enxerga
no conceito a melhor maneira de conhecer o cliente, consumidor, usuário por
meio da inteligência de dados. Para 7%, o principal motivo é a combinação de
aumento de eficiência, sinergia e produtividade com redução de custos aliados a
novos métricas produtivas.
Transformação Digital versus Inovação
A pesquisa também constata que a maioria dos
CMOS, ou seja 39%, atribuem maior correlação entre Transformação Digital e
inovação. Para eles, inovação não depende de Transformação Digital, mas é um
grande facilitador para as empresas inovarem. Na contramão, 37% já acreditam que inovação só acontece quando há Transformação Digital na companhia. Já 21% dizem que
Transformação Digital não tem nenhuma relação direta com inovação.