por
Rafael Reolon*
Agosto de 2019 – Por trás das
facilidades das compras pela internet, existe um esforço coletivo de diversos
profissionais. Além disso, há investimento em pessoas, processos e tecnologias.
Gestores atentos a esse tripé conseguem acompanhar a evolução do comércio
eletrônico e eliminam o tempo gasto com tarefas operacionais.
Rafael Reolon |
Para otimizar o tempo dedicado a
processos repetitivos, como alimentar diferentes sistemas com informações de
produtos, a integração do e-commerce com o ERP (Enterprise Resource Planning) é
imprescindível e reduz 99,9% a reincidência de erros, além de diminuir
consideravelmente os custos operacionais. Do contrário, todos os dados
cadastrados e os processos realizados nas lojas virtuais precisam ser inseridos
manualmente no sistema de gestão, dobrando as atividades e a necessidade de
conferências visuais.
E não, isso não faz da integração um
recurso obrigatório. Contudo, ao considerar o imediatismo do varejo digital, a
evolução e o valor de fazermos mais com menos, poder contar com as tecnologias
certas é algo importante.
O ERP e a plataforma de e-commerce são
sistemas distintos que, dependendo do modelo de negócio, compartilham a mesma
base de dados. Portanto, garantir a unicidade nos dois sistemas é um fator
crítico de sucesso para uma operação omnichannel, cujo benefício será
proporcionar uma experiência unificada para o cliente e redução de custos
operacionais para gestores. Manualmente, é impossível manter a mesma base de
informações entre os sistemas, por isso uma tecnologia que automatize os processos
de integração é essencial.
Toda a história de uma loja passa pelo
ERP e alguns objetivos do e-commerce tornam-se mais tangíveis quando os dados
estão integrados. Se, por exemplo, uma das ações para acelerar o giro do
estoque de uma loja de calçados for vender online por meio de um outlet, onde
você encontraria as informações para decidir quais produtos serão liquidados?
No seu sistema de gestão empresarial!
Inclusive, a escolha da plataforma de
e-commerce é tão importante quanto definir o ERP para seu negócio. Ao observar
o segmento de moda, por exemplo, nota-se que a gestão lida com inúmeras
particularidades, como o controle de estoque por grade e cor. Portanto, comece
pelas plataformas já homologadas com o seu fornecedor de software e avalie qual
delas atende integralmente o seu modelo de negócio.
Investir em tecnologias inteligentes
aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho das equipes, o que
possibilita que as habilidades das pessoas sejam direcionadas para atividades
que, de fato, contribuem para o crescimento da sua empresa. É preciso inovar
para fazer os clientes mais felizes e trazer resultados positivos para as
lojas! Vamos nessa?
*Rafael
Reolon é diretor de expansão da SetaDigital, companhia de Tecnologia da
Informação especializada no setor calçadista.