*Por Daniel Domeneghetti
Uma pesquisa da empresa de consultoria
empresarial norte-americana AT Kearney, realizada com 1.500 consumidores,
aponta que os jovens entre 14 e 24 anos preferem comprar em lojas físicas do
que online. Segundo o levantamento, 81% dos entrevistados gostam de fazer
compras pessoalmente, enquanto que 73% prefere descobrir novos produtos
visitando lojas.
À primeira vista, a notícia desta
pesquisa desmistifica toda e qualquer teoria da evolução. Afinal, como
antecessores dos modernos e conectados millenialls, a Geração Z nunca incluiria
a opção tradicional de compra presencial tal qual seus pais, avós e até
bisavós.
Surpreender é a ação preferida deste
grupo sociológico. Talvez com eles, possamos aprender que a evolução natural
dos tempos atuais de consumo está no equilíbrio e na personalização. Estas são
duas palavras de grande valia para empresas que destinam (ou querem destinar)
seus produtos e ações de marketing a estes jovens.
O equilíbrio está na característica
tátil, principal adjetivo dado a esta geração. Experimentar é com eles mesmo.
Não é tanto ao mar e nem tanto à terra. O que importa é a novidade, a primeira
mão. De viagens a produtos, as compras online não atendem de forma plena os
seus anseios de toque e gratificação instantâneas.
A Geração Z é, sim, adoradora de
tecnologias de self-checkout via mobile, de pagamentos virtuais, de
touchscreens interativos e tantas outras experimentações virtuais, assim como
os millenialls, mas os “Z’s” gostam de navegar nas prateleiras físicas para
pegar, experimentar, cheirar, sentir... enfim aguçar todos os sentidos
possíveis antes de adquirir o produto.
Todo esse movimento é motivado por uma
atuação de quem sabe da importância do online, afinal é a primeira geração
completa de nativos digitais, que, em contrapartida, se distancia a passos
largos do estresse das redes sociais. Por isso, o desafio das marcas varejistas
é atentar-se em personalizar as experiências de atendimento do cliente e
compras cross-canalidade on/off da geração Z.
Comece a testar a profusão de
sentimentos dos Z’s nesta Black Friday, uma das principais datas do varejo
brasileiro. Combine experimentações virtuais, como promoções em sites (eles
adoram pesquisar em sites) com toques de varejo do mundo real, criando
marketing de sensações no ponto de vendas, dando protagonismo aos seus desejos
de omnishoppers.
Coloque em prática nesta Black Friday a
filosofia pop de que tudo muda o tempo todo no mundo. E com a Geração Z não
seria diferente. Afinal, há tanta vida lá fora e lá dentro também sempre.
*Daniel
Domeneghetti é especialista práticas digitais no relacionamento
com cliente e CEO da DOM Strategy Partners.