Presente em 20 países, startup alemã mais premiada da Europa é a primeira operação internacional do setor que chega ao Brasil para competir no mercado de colchões bed in a box
Dormir
bem é um dos pilares da saúde que não pode mais ser ignorado. De olho na
longevidade, a indústria do sono cresce para combater a exaustão, que
compromete a produtividade no trabalho, e o aumento no risco de doenças, como
do Alzheimer e o excesso de peso, que levam à mortalidade. No Brasil, um
levantamento realizado pela Associação Brasileira do Sono aponta que 80% da
população tem problemas para dormir.
Este
potencial mercado, focado na indústria de colchões, que movimenta no Brasil
aproximadamente R$ 7 bilhões por ano, dá lugar a novos players calcados pela
inovação, ascendendo uma nova indústria. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse
setor já chega a movimentar US$ 40 bilhões por ano, segundo uma pesquisa
realizada pela McKinsey.
O
sono passou a despertar novos negócios. De olho neste mercado, desembarca no
Brasil a primeira empresa internacional voltada à tecnologia do sono. A alemã
Emma, reconhecida como a startup mais premiada da Europa, nasceu há três anos e
foi apontada como a operação que mais cresceu na região, registrando uma
elevação de 14.315% na receita no último ano, que atingiu a marca de 100
milhões de euros em 2018.
Presente
em 20 países e em contínua expansão, a empresa acaba de desembarcar na América
Latina utilizando como porta de entrada o Brasil. Trata-se da primeira empresa
internacional que chega ao País para competir no setor de colchões com o
conceito bed in a box, um produto de alta qualidade entregue ao consumidor
dentro de uma caixa. Vale ressaltar que a Emma acaba de ser premiada pela
Stiftung Warentest, reconhecida organização que testa produtos na Alemanha,
como o melhor colchão local e com pontuação nunca recebida.
Desenvolvido
pelo Emma Labs, laboratório de inovação da empresa, o produto faz parte da
primeira linha que será trazida ao Brasil e que deve ser complementada nos
próximos meses com itens voltados àqueles que procuram ter uma boa noite de
sono. Com 10 anos de garantia e 100 dias de teste, que permite ao comprador ter
seu dinheiro de volta, as especificações do colchão disponibilizado por aqui
contaram com a área de pesquisa e desenvolvimento para chegar numa única versão
que caísse no gosto do brasileiro.
“A
engenharia alemã da Emma oferece a combinação perfeita de estilo, conforto e
precisão alemã para um sono de maior qualidade. Com camadas de espuma
perfeitamente combinadas, o colchão otimiza a distribuição da pressão e peso do
corpo e têm capacidade de se ajustar ao seu modo de dormir e garantir suporte
perfeito em qualquer posição de sono, sem esquecer do estilo adequado aos
consumidores brasileiro, que é de um colchão firme e com altura média”, explica
o co-fundador da Emma no Brasil, Carlos Garcia.
A
venda dos produtos da Emma será realizada por meio de seu e-commerce www.colchoesemma.com.br.
Atualmente, 17 milhões de colchões são vendidos anualmente no Brasil. Desses,
7%, ou seja, 1,2 milhão ocorrem pela modalidade online. Segundo Garcia, esse
número tende a crescer, pois na Europa a comercialização online do produto já
chega na casa dos 20%. “Em cinco anos, queremos atingir concentrar de 5% a 10%
do mercado de vendas online no Brasil. Parece tímido, mas com a tendência da
busca por produtos de alta qualidade, diferente do mercado volumoso de colchões
que existe no Brasil, este número deve crescer ainda mais”, explica o
executivo.
Com
uma operação de não envolve investimentos de risco, pois os colchões serão
vendidos sob demanda, a próxima etapa no Brasil é firmar parceria com lojas
conceito para exibir o produto em show rooms. “O comportamento de compra
mundial é muito semelhante: o consumidor pesquisa na internet, mas quer ter uma
experiência off-line para efetivar a aquisição. Então é isso que vamos promover
por aqui”, finaliza Garcia, que já está em contato com grandes redes.