SP Produtos otimiza logística e vendas com apoio da MáximaTech


Mais de 30 caminhões da distribuidora são monitorados pelo aplicativo de gerenciamento de entrega maxMotorista. Adesão trouxe 20% de redução no número de devoluções de mercadorias

Para ampliar seus indicadores de qualidade no atendimento ao cliente, uma das ações da SP Produtos, Sorvepan-ES, localizada no Espírito Santo, foi buscar uma ferramenta que permitisse o controle exato das entregas aos seus mais de três mil clientes e um mix de três mil itens. A partir desta necessidade, a distribuidora passou a utilizar o maxMotorista, aplicativo de gerenciamento de entregas em tempo real da MáximaTech, companhia desenvolvedora de soluções móveis para força de vendas, e-commerce, trade marketing e logística de entrega para o atacado distribuidor.

Vindo de uma gestão analógica, marcada principalmente pelo excesso de ligações dos motoristas para a central para dar baixa manual nas planilhas, o uso da aplicação foi o divisor de águas dos esforços da estratégia digital da empresa, iniciada em 2018. Hoje a área de logística da distribuidora já monitora mais de 30 caminhões com o apoio do maxMotorista. A aplicação fornece aos gestores informações estratégicas, como rotas mais curtas, tempo em trânsito, localização do motorista na estada e entregas dentro do prazo. Tudo em tempo real e numa única tela para facilitar a visualização. 

Segundo Washington Vargas, gerente de TI da SP Produtos, automatizar um dos braços do processo de distribuição agregou assertividade e agilidade nas entregas da distribuidora. Vargas conta que o maxMotorista diminuiu os prejuízos ligados a avarias e retorno de mercadorias, considerado um dos principais problemas para os negócios do setor atacadista distribuidor. “Graças à visibilidade antecipada que a ferramenta proporciona aos nossos gestores, hoje a entrega é planejada, segura e rápida, evitando que os produtos fiquem expostos a manuseios e com maior tempo na estrada”, detalha o executivo.

Além da padronização na logística de entrega, a SP Produtos também obteve acompanhamento gerencial e estratégico em suas vendas com o aplicativo maxCom, solução de força de venda também desenvolvida pela MáximaTech. A tecnologia é um aplicativo que permite ao gestor e a toda diretoria comercial da distribuidora consultar dados de vendas e localização dos vendedores em tempo real pelo smartphone. A SP aderiu à solução com o propósito de deixar o dia a dia do gestor mais ágil.

“Às vezes o gestor está no trânsito, visitando um cliente ou em alguma viagem, enquanto o vendedor, que está fechando uma negociação importante, precisa com urgência autorizar um desconto especial, alterar o limite de crédito. O maxCom dinamiza e simplifica esta comunicação entre eles”, explica Washington Vargas.

Com todas estas movimentações na gestão comercial, a SP Produtos conquistou 20% de redução no número de devoluções de mercadorias. “O projeto na SP confirma a necessidade do avanço digital nos negócios do segmento atacado distribuidor ao trazer resultados que comprovam a gestão eficaz baseada em serviços ágeis e clientes cada vez mais satisfeitos”, conclui Fabrício Santos, gestor de mercado logístico da MáximaTech.