Mais de 30 caminhões da
distribuidora são monitorados pelo aplicativo de gerenciamento de entrega
maxMotorista. Adesão trouxe 20% de redução no número de devoluções de
mercadorias
Para ampliar seus indicadores de
qualidade no atendimento ao cliente, uma das ações da SP Produtos, Sorvepan-ES,
localizada no Espírito Santo, foi buscar uma ferramenta que permitisse o
controle exato das entregas aos seus mais de três mil clientes e um mix de três
mil itens. A partir desta necessidade, a distribuidora passou a utilizar o
maxMotorista, aplicativo de gerenciamento de entregas em tempo real da
MáximaTech, companhia desenvolvedora de soluções móveis para força de vendas,
e-commerce, trade marketing e logística de entrega para o atacado distribuidor.
Vindo de uma gestão
analógica, marcada principalmente pelo excesso
de ligações dos motoristas para a central para dar baixa manual nas planilhas, o uso da aplicação foi o divisor de águas dos esforços
da estratégia digital da empresa, iniciada em 2018. Hoje a área de logística da
distribuidora já monitora mais de 30 caminhões com o apoio do maxMotorista. A
aplicação fornece aos gestores informações estratégicas, como rotas mais
curtas, tempo em trânsito, localização do motorista na estada e entregas dentro
do prazo. Tudo em tempo real e numa única tela para facilitar a
visualização.
Segundo Washington
Vargas, gerente de TI da SP Produtos, automatizar um dos braços do processo de
distribuição agregou assertividade e agilidade nas entregas da distribuidora.
Vargas conta que o maxMotorista diminuiu os prejuízos ligados a avarias e
retorno de mercadorias, considerado um dos principais problemas para os
negócios do setor atacadista distribuidor. “Graças à visibilidade antecipada
que a ferramenta proporciona aos nossos gestores, hoje a entrega é planejada,
segura e rápida, evitando que os produtos fiquem expostos a manuseios e com
maior tempo na estrada”, detalha o executivo.
Além da padronização na
logística de entrega, a SP Produtos também obteve acompanhamento gerencial e estratégico em suas vendas com o aplicativo maxCom, solução de
força de venda também desenvolvida pela MáximaTech. A tecnologia é um
aplicativo que permite ao gestor e a toda diretoria comercial da distribuidora
consultar dados de vendas e localização dos vendedores em tempo real pelo smartphone. A SP aderiu à solução com o propósito
de deixar o dia a dia do gestor mais ágil.
“Às vezes o gestor está
no trânsito, visitando um cliente ou em alguma viagem, enquanto o vendedor, que
está fechando uma negociação importante, precisa com urgência autorizar um
desconto especial, alterar o limite de crédito. O maxCom dinamiza e simplifica
esta comunicação entre eles”, explica Washington Vargas.
Com todas estas movimentações na gestão comercial, a SP
Produtos conquistou 20% de redução no número de devoluções de
mercadorias. “O projeto na SP confirma a
necessidade do avanço digital nos negócios do segmento atacado distribuidor ao
trazer resultados que comprovam a gestão eficaz baseada em serviços ágeis e
clientes cada vez mais satisfeitos”, conclui Fabrício Santos, gestor de mercado
logístico da MáximaTech.