Ciasc desenvolve registro on-line de maus-tratos de animais para Polícia Civil do Estado de Santa Catarina


Nova ferramenta leva comodidade aos cidadãos na realização de boletins de ocorrência de maus-tratos de animais
A Delegacia Virtual  da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina conta agora com o registro on-line de boletins de ocorrências contra maus-tratos de animais. O desenvolvimento realizado pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) visa atender à lei 17.404, que prevê a criação desta funcionalidade no portal eletrônico da Polícia Civil para esse tipo de atendimento.
Para agilizar a criação do boletim, o CIASC utilizou a tecnologia low-code GeneXus, ferramenta de Inteligência Artificial que automatiza linguagens de programação tradicionais. “Grande parte dos nossos desenvolvimentos são baseados em GeneXus porque nos permite focar no negócio e não em programação. Com isso, conseguimos entregar ferramentas em um curto espaço de tempo. O módulo de registro de maus-tratos, por exemplo, foi realizado em apenas duas semanas com a aplicação low-code, enquanto numa programação comum levaria no mínimo o dobro do tempo”, aponta Sandro Magrinelli Vianna, analista de sistemas e referência da tecnologia GeneXus no CIASC.
Antes da implantação dessa tipificação de boletim de ocorrência, qualquer registro deveria ser feito em uma delegacia pessoalmente. Agora, é possível fazer o mesmo registro em poucos minutos, de forma on-line, economizando o tempo do cidadão e agilizando a ocorrência para a Polícia Civil.
Já os atendentes da delegacia virtual, que antes tinham que digitar todo o boletim de ocorrência, agora recebem o registro automaticamente no sistema, tornando a tarefa de homologação e investigação muito mais ágil.
Os registros de ocorrência incluem as práticas de ato de abuso, maus-tratos, abandono, ferimentos propositais ou mutilação de animais silvestres e domésticos, nativos e exóticos. Segundo o delegado de polícia e diretor de inteligência, Alfeu Orben, a disponibilização desta tipificação na Delegacia de Polícia Virtual de Proteção Animal de Santa Catarina não impossibilita o atendimento e o registro presencial, quando o interessado comparecer a uma delegacia.
Para o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, a atuação dos empregados do CIASC pelo desenvolvimento da ferramenta é uma importante conquista para o cidadão catarinense. “O CIASC é um exemplo de órgão público que entende a tecnologia como um alicerce para oferecer comodidade às pessoas, primando pela disponibilização e agilidade no desenvolvimento de ferramentas para a população do Estado de Santa Catarina”, finaliza Recchi.