Prestadora
de serviços de locação de máquinas e equipamentos digitaliza o envio e o
recebimento das informações das equipes alocadas
em clientes por meio do SmartQuestion, solução voltada à processos de serviços
em campo da Engineering
A empresa mineira, RCM Locação de Máquinas
e Equipamentos, referência na prestação de
serviços de limpeza industrial, beneficiamento de resíduos, logística e
movimentação de materiais, que atende empresas como Vale, ArcelorMittal, Gerdau
e Usiminas, entre outras, precisava elevar sua produtividade por meio da
digitalização das suas tarefas em campo. Com o objetivo de inovar o envio e o
recebimento das informações do seu time alocado nos clientes, a Engineering do
Brasil, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria
especializada em Transformação Digital, desenvolveu um projeto orientado pela
metodologia Data Driven, para levar agilidade à RCM, que precisava se manter
competitiva no mercado.
A solução adotada foi o SmartQuestion,
desenvolvida pela Engineering para a digitalização de processos dos serviços em
campo, que coleta e armazena, de forma estruturada e na nuvem da Google, as
informações. A tecnologia substituiu o preenchimento de formulários em papel
pela equipe alocada em clientes, contendo as informações do seu atendimento -
como as horas trabalhadas e as ordens de manutenção, passando a ser apontado em
tempo real via tablet. Esse processo de Transformação Digital eliminou as
planilhas transcritas pelos profissionais do escritório, evitando a morosidade
e os erros, como a falta e a duplicidade de informações.
“A rapidez no recebimento das
informações nos garantiu agilidade na tomada de decisões, já a eliminação dos
papéis e planilhas nos permitiu realocar os profissionais que realizavam
atividades repetitivas e manuais para a função de análise de dados, o que
resultou em eficiência operacional”, comenta Vanessa Bicalho, coordenadora de
desenvolvimento da RCM.
Com uma operação descentralizada devido
aos funcionários alocados em clientes espalhados pelo Brasil, a empresa
demorava para receber as informações dos atendimentos realizados em outros
estados. Apontamentos como: ordens de manutenção, controle de horas e de
produção, além de dados relacionados à segurança, atrasavam para chegar,
prejudicando a agilidade na tomada de decisões.
Com mais de 100 usuários cadastrados na
plataforma, dentre eles motoristas e operadores, toda a empresa foi impactada
pela digitalização dos processos em campo. Essa mudança demandou treinamento e
capacitação dos profissionais, que não estavam adaptados à tecnologia.
“Digitalizar os processos operacionais possibilitando aos colaboradores o
acesso à tecnologia, para nós, significa a ascenção e a valorização da equipe.
Foi necessária uma mudança cultural e estrutural na empresa, mas evoluímos
junto aos profissionais e, hoje, a equipe não se imagina sem a ferramenta”,
pontua Vanessa.
“O sistema é intuitivo e fácil de
utilizar. Além disso, a digitalização dos processos também reduziu custos
operacionais da prestadora de serviços, trazendo o modelo paperless à nova
realidade”, finaliza James Cisnandes Jr., head
de Agribusiness da Engineering do Brasil.