por Paulo Eduardo Brugugnoli *
Os casos confirmados para o Covid-19 cresceram
exponencialmente e demonstram que é real o atingimento do pico da pandemia nos
Estados Unidos, Canadá e América Latina nessa e nas próximas semanas. E como os
hospitais podem, se não reduzir, mas ao menos minimizar, os impactos desta
situação?
Embora os países estejam adotando diferentes
medidas para achatar a curva do Coronavírus e minimizar o colapso da capacidade
hospitalar, as lideranças dos hospitais podem tomar medidas adicionais para
enriquecer imediatamente a visibilidade e a transparência da jornada do
paciente dentro de suas instalações, melhorando a maneira como os recursos são
alocados, aprimorando a preparação para o próximo fluxo de pacientes.
Por meio de uma plataforma de análise de dados e
mineração de processos em tempo real é possível obter visibilidade e
transparência completas do que realmente está acontecendo, consolidando as
diversas fontes de dados dos sistemas hospitalares, incluindo processos
financeiros e de registro.
Examinando dados de diferentes serviços dentro de
um hospital, consolidados e analisados pela plataforma, os administradores
podem ver quantos casos e pacientes estão sendo admitidos por dia, semana ou
mês e como esses casos progridem em cada serviço.
Com essas informações, o hospital pode tomar
decisões oportunas sobre o envio de médicos, enfermeiros e, ou, outros serviços
específicos, enquanto trabalha para eliminar o atraso cumulativo e, mais
importante, libera todos os recursos disponíveis para as próximas semanas e
meses.
Além disso, obter transparência nos processos
críticos em execução no hospital torna-se uma grande vantagem para entender
onde existem lacunas e gargalos e quais processos precisam ser urgentemente
aprimorados para evitar atrasos na rota do paciente.
Através da mineração de processos os registros
hospitalares são automaticamente convertidos em fluxos de processos permitindo
o pronto entendimento das diferentes atividades e estágios do atendimento dos
pacientes do Coronavirus, além da comparação do "caminho ideal" do
paciente em todo o hospital com as etapas percorridas por outros pacientes.
Usando esses dados, uma análise de tempo também
pode ser realizada. Compreender quanto tempo o paciente leva para percorrer
todas as atividades em cada área de serviço é uma informação valiosa para a
gerência do hospital revisar e alocar de maneira ideal os recursos onde eles
são mais necessários.
Tornar os processos hospitalares mais eficazes
deve ser uma prioridade a qualquer momento. No entanto, na atual pandemia do
Covid-19, é mais crítico do que nunca. Alcançar total transparência e
visibilidade por meio da análise de dados e novas tecnologias permitirá a
tomada objetiva de decisões em tempo real pela liderança do hospital, além de
atender e tratar os pacientes com mais eficiência e sucesso.
*Paulo Eduardo Brugugnoli é
CTO global do gA, companhia global de tecnologia que utiliza plataformas
digitais e serviços de transformação para capacitar grandes empresas nas
Américas e na Europa e que recentemente abriu uma filial em Israel para
promover a inovação.