Já não
restam dúvidas: apenas empresas com maturidade digital irão prosperar no
futuro. É verdade que durante a pandemia do novo Coronavírus, experimentamos
dois sentimentos: antes, o medo do desconhecido e das alterações nas rotinas e,
agora, a busca por soluções que atendam aos desafios atuais. Um mundo diferente
será construído, mas uma coisa é certa: os dados serão imperativos neste novo
contexto econômico.
Quem
não se preparar para rever seus processos, adequando-os às condições atuais,
correrá sérios riscos de ter seus negócios fragilizados – como já estamos vendo
nestes dias de quarentena – e de certo perderá espaço para aqueles que
priorizarem soluções de tecnologia.
Mesmo
sem a absoluta certeza do que está por vir, é possível vislumbrar cinco tendências
no universo da Tecnologia da Informação que precisam estar na agenda executiva:
- Ferramentas com vieses
mais analíticos que dispõem de informações estratégicas em formatos
objetivos e, por isso, facilitam o autoatendimento de todos os departamentos,
serão necessárias para acompanhar os
novos modelos de consumo que estão nascendo, seja de produto ou de
serviço;
- A ampliação da infraestrutura digital é
imprescindível para empresas de todos os tamanhos. O mercado requer formas
de interações rápidas e eficientes e, por isso, espera-se a
potencialização do 5G e da fibra ótica;
- Tecnologias ágeis, por
exemplo, low-code, proporcionam a implementação de processos em tempo real
e à distância. Esse tipo de tecnologia, garante a possibilidade de testar
e disponibilizar soluções de acordo com as demandas da empresa;
- A assinatura digital,
como alternativa para redução dos documentos e processos físicos, ampliará
o uso da gestão eletrônica de documentos com Inteligência Artificial;
- Os “terminais burros”,
aqueles que não têm poder de processamento,
retornam o uso para acessar os servidores das empresas sem armazenar os
dados na máquina, resultando em segurança de acesso à informação para os
trabalhos remotos, que serão mais frequentes.
Esses
direcionamentos estão baseados em tecnologias que já existem e, agora, serão
mais difundidas, visto que o Coronavírus antecipou ‘à fórceps’ o futuro. Com a
gradual retomada da atividade, voltaremos com novos hábitos e formas diferentes
de trabalhar, como a substituição das viagens executivas pelas
videoconferências, assim como o desenvolvimento de novas competências para a
execução de funções à distância.
O
mundo dos negócios é dinâmico e será, cada vez mais, estruturado em dados. Por
isso, as tecnologias corporativas devem disponibilizar informações claras que
podem ser acessadas rapidamente e em tempo real. O futuro está num
autoatendimento preciso e intuitivo. Para isso, os dados guiarão nossos passos,
como empresa e sociedade, e nos darão condições de transformar as entregas de
acordo com a nova realidade, seja no âmbito B2C ou B2B. Quem se adaptar,
sobreviverá ao mundo que nos espera.
*Carlos
Kazuo Tomomitsu é CEO e mentor da KeepTrue, empresa de Tecnologia da Informação
especializada em soluções integradas na nuvem para otimizar processos, reduzir
custos e aumentar a produtividade.