Ferramenta de serviço de campo da companhia de tecnologia aumenta a produtividade e traz controle em tempo real para o programa de atenção domiciliar da cooperativa de saúde
Para
gerenciar o programa de Home Care da Unimed de Londrina, no Estado do Paraná, e
garantir maior eficiência operacional, aumentando a produtividade dos
profissionais de saúde que atuam em campo, a cooperativa adotou a solução em
nuvem de gestão de serviços da Engineering, companhia global de Tecnologia da
Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital. A aplicação,
além de melhorar a experiência de uso, reduziu a possibilidade de erros e
falhas na operação.
De
acordo com Lucieire Ramon, gerente de Assistência Domiciliar da Unimed
Londrina, a automação dos processos impactou positivamente tanto a equipe da
cooperativa de saúde, como seus pacientes. “Houve um ganho de todos os lados,
pois ‘livrou’ os profissionais dos processos mais operacionais, garantiu
visibilidade e planejamento em tempo real para os gerentes, além de
confidencialidade e segurança aos pacientes, que também se beneficiaram com as
facilidades da digitalização dos formulários de atendimento, resultando em
precisão das informações para todos”, explica.
A
solução, denominada SmartQuestion e hospedada na nuvem da Google Cloud
Plataform, é responsável pelo acompanhamento e controle dos atendimentos no
domicílio em tempo real. Embarcada em aplicativos nos smartphones do time da
Unimed Londrina, a tecnologia possibilita a organização das agendas dos profissionais
em campo, que dão ‘check in’ e ‘check out’ nas suas consultas a partir do QR
CODE no aplicativo.
Em
função da utilização do código, os gestores têm acesso, por exemplo, às
evidências das visitas e dos pacientes e, através do app, os profissionais também
enviam as avaliações e as imagens dos atendimentos para registro. Além disso,
eles obtiveram otimização dos processos, organização das agendas, acesso à
relatórios de produtividade, tanto individuais quanto setorizados, tempo das
visitas, jornada de trabalho, quilômetros rodados pelos carros, bem como
identificação dos pontos de atendimento e facilidade no manejo das rotas.
No
total, são 27 formulários para preenchimento que são atualizados na ferramenta
em tempo real. Antes, os processos eram realizados manualmente, ou seja, as
anotações dos atendimentos eram consolidadas em planilhas, possibilitando erros
e perdas de informações. Com isso, além do ganho em eficiência operacional,
através da digitalização dos processos, a Unimed Londrina obteve uma redução de
80% nos papéis para impressão.
Entre
os profissionais de saúde que atuam com o aplicativo em campo estão
enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas
e assistentes sociais. Em sua maioria, os atendimentos são acompanhamento de
úlceras, auxílio de lesões, curativos, cuidados paliativos, oxigenoterapia,
terapias intravenosas etc.
O
próximo passo da Unimed Londrina é incluir a ‘prescrição médica’ na ferramenta
e dois novos módulos, um para inteligência de dados, que apoia os desafios de
Data Driven, e outro aplicativo para os pacientes, no qual será possível
acompanhar a previsão de chegada dos profissionais da saúde, bem como
visualizar seus dados. “Ambos, otimizarão a experiência dos usuários, o time da
Unimed e seus pacientes”, acrescenta James Cisnandes, gerente de relacionamento
na Engineering.
De acordo com Cisnandes, o SmartQuestion não é específico do setor de saúde. “Trata-se de uma ferramenta escalável, cuja customização pode ser feita de acordo com as necessidades do cliente. Com foco na digitalização dos processos, resultando em ganhos de eficiência operacional e redução de custos, suas funcionalidades de gestão de serviços em campo são escaladas a diversos setores”, finaliza o gerente de relacionamento da Engineering.