O potencial das Realidades Aumentada e Virtual para a indústria automotiva não parar em momentos de crise
por Wanderson Magalhães*
Na indústria automotiva moderna,
a disponibilização de informações em tempo real para a produção e a gestão é
essencial na melhoria de resultados e do desenvolvimento dos negócios. A
Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) são soluções que trazem
eficiência e dinamismo a processos manuais ou de análise. A inovação, que é um
avanço neste setor, pode ter seu uso extrapolado quando pensamos nos momentos
que vivemos com a pandemia, fechando todas as fábricas, e agora na retomada,
que exige um distanciamento seguro.
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que
permite a sobreposição do mundo virtual, gerado pelo computador, com o mundo
real, usando dispositivos como óculos, tablets e smartphones, possibilitando a
visualização e a interação às informações de forma rápida e natural.
Neste aspecto, toda uma operação pode ser controlada
à distância, pois a movimentação industrial é acompanhada em tempo real, assim
como a produção e a interação dos usuários usando RV e RA. O retorno pode ser
surpreendente, mostrando uma deficiência na qual o uso da RA pode substituir o
monitoramento direto no campo pela virtualização das plantas. Ou seja, as
indústrias evitariam seu fechamento total, como ocorreu no auge da pandemia.
Quando combinamos a Realidade Aumentada com
tecnologias de Business Intelligence, Machine Learning e Internet das Coisas
(IoT), conseguimos disponibilizar informações importantes e análises
colaborativas em tempo real entre os mundos virtual e o real.
As aplicações de RA têm uma amplitude enorme. É
possível analisar modelos CAD em tempo real de forma interativa e
compartilhada, substituir fichas de papel e os monitores, visualizar em tempo
real os equipamentos funcionando e até detectar a necessidade de reparo dessas
máquinas.
A modalidade hands-free é um dos pontos positivos
e traz o aumento de produtividade e a redução de custos. Já os entraves dessa
inovação estão na durabilidade das baterias e no aquecimento dos equipamentos
de RA pelo seu uso prolongado. Porém, já houve melhorias nos últimos anos e
esta evolução tecnológica conta com o apoio de gigantes da tecnologia como
Microsoft e Apple para acelerar o desenvolvimento.
Assim como os smartphones substituíram câmeras
fotográficas, agendas, calendários e telefones, a Realidade Aumentada tem o
potencial de, no futuro, substituir TVs, computadores, monitores e smartphones
com o uso de óculos especiais, tornando, cada vez mais, os mundos virtual e
real um ambiente único de visualização e interação.
Para as indústrias, o uso da tecnologia de RA irá
impactar de forma positiva na implementação de processos mais dinâmicos e
colaborativos, cujas informações e interações serão diferenciais para o
crescimento e a conquista de mercado.
*Wanderson Magalhães é gerente de contas automotivas da
Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria
especializada em Transformação Digital