Grupo Fleury automatiza processos fiscais com projeto da Engineering

Solução fiscal da companhia de Tecnologia da Informação é responsável pelas mais de 100 obrigações acessórias mensais das 252 unidades de atendimento do Grupo Fleury espalhadas pelo Brasil

Com 252 unidades de atendimentos espalhadas por 42 municípios, que possuem sua própria obrigatoriedade tributária, o Grupo Fleury de medicina diagnóstica otimiza seus processos fiscais a partir da automação. O projeto foi realizado em parceria com a Engineering Brasil, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, que implementou sua solução fiscal.  

Nomeada Smart Tax Solution, a solução foi responsável pela automação de mais de 100 obrigações acessórias mensais do Grupo Fleury, municipais e federais. O projeto, que teve duração de um ano, foi dividido em cinco fases, tendo sua finalização neste ano de 2020. De acordo com Gisele Schneider, responsável pela área contábil e tributária do Grupo Fleury, o valor agregado à operação pela automação dos processos foi visível em cada uma das etapas.

“Apesar do volume de nossas obrigações acessórias e a complexidade fiscal presente em nosso País, almejávamos um projeto sob medida e com agilidade, aspectos que encontramos na Engineering. Ao longo desse ano, ganhamos mais eficiência operacional, diminuindo eventuais riscos de penalidades fiscais, além de clareza à operação e conforto à administração”, explica Gisele.

No relacionamento com as autoridades fiscais, a implementação da Smart Tax Solution aumentou a velocidade do atendimento às obrigatoriedades e acelerou o suporte à fiscalização. Dentro do Grupo Fleury, aumentou a segurança e a confiabilidade dos dados, liberando os analistas para atividades mais estratégicas. Antes da solução da Engineering, esse processo era realizado manualmente.

“O Brasil tem a maior complexidade fiscal do mundo, pois as cidades, os Estados e a Federação possuem obrigatoriedades próprias. Aí o obstáculo da condução desse projeto num Grupo que está presente em mais de 42 municípios e é responsável anualmente pela preparação de mais de mil obrigatoriedades fiscais. Mesmo assim, conquistamos resultados que validam o Fleury como um caso de sucesso na área de serviços”, Martim Tuma, diretor de operações SAP e soluções fiscais da Engineering Brasil.

De acordo com Tuma, a solução é totalmente nativa ao ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) da SAP, sistema utilizado pelo Grupo Fleury. Esse diferencial elimina a necessidade de duplicação da base de dados na entrega das obrigações fiscais e os retrabalhos como consequência. Além disso, sua integração com o SAP também auxilia na modernização dos processos de acordo com os avanços tecnológicos tributários, promovendo melhorias contínuas.

A parceria entre a Engineering e o Grupo Fleury continua com a adição de funcionalidades à solução, como a preparação de indicadores demonstrativos para a administração e a automação de processos que estão relacionados à gestão da área de contabilidade e tributos. Além disso, ter um suporte sistêmico apoiará o grupo de medicina diagnóstica para as mudanças da Reforma Tributária, pois provavelmente as empresas irão conviver com dois ambientes, o atual e o proposto, por alguns anos e, sem tecnologia, será impossível administrar essa transição.

“A legislação do Brasil é desafiadora, mas temos na Engineering a certeza de um parceiro com capacidade para traduzir essas dificuldades na solução e, com isso, contribuir com nossa jornada de Transformação Digital”, finaliza Gisele.