Indústria
de fraldas implementa
soluções para otimizar rotas de entregas e acompanhar o desempenho de motoristas
Para ter mais eficiência e
visibilidade nas rotinas de entrega de cerca de 5 mil fraldas por dia, a
Fraldas Panda, uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento, adotou os aplicativos maxMotorista e
maxRoteirizador. As ferramentas, desenvolvidas pela MáximaTech, empresa
especializada em soluções para força de vendas, e-commerce, trade marketing e
logística para a cadeia de abastecimento, substituíram processos informais
anteriormente utilizados pela Fraldas Panda na logística de transporte.
Antes, sem o auxílio de uma tecnologia
para facilitar o processo logístico, as rotas eram definidas de maneira que não
existia um planejamento que possibilitasse o aproveitamento de janelas e
levasse em consideração condições de entrega, como o melhor dia e horário. O
maxRoteirizador permitiu que a empresa realizasse essa etapa de maneira mais
estratégica, traçando melhores caminhos, de modo que as entregas aconteçam no
menor tempo e quilometragem possíveis.
Além disso, com o maxRoteirizador também
é possível obter uma melhor ocupação da frota, utilizando o espaço do
carregamento de forma mais otimizada. Assim, a empresa consegue melhorar as
atividades relacionadas às entregas, economizar na etapa logística e superar
antigos desafios.
“Conseguimos traçar os percursos levando
em consideração a distância, o local, as restrições do cliente e os tipos de
caminhão e de mercadoria. Como resultado, as entregas se tornaram mais ágeis,
aumentamos nossa produtividade e reduzimos os custos com combustíveis, já que os
motoristas passaram a ser guiados por rotas otimizadas”, explica Suellen
Miranda, responsável pela logística da Fraldas Panda.
O maxMotorista, por sua vez, substituiu o
controle de campo, que era realizado por telefone. “Dependíamos de contato
telefônico para saber o andamento das entregas. Hoje, eliminamos esse processo
oneroso e temos acesso às informações em tempo real, tanto em relação ao
cumprimento da rota, quanto em relação ao retorno dos profissionais à empresa
para programar as próximas cargas”, comenta Suellen.
As duas soluções permitiram maior
controle das entregas e rotas realizadas e, diante disso, a devolução de
mercadorias foi reduzida. Essa mudança é consequência do acompanhamento do
processo de ponta a ponta, feito pela empresa, que agora consegue tomar
decisões no ato da entrega, evitando idas e vindas de produtos.
De acordo
com Gustavo Pinheiro, responsável pelas soluções de Logística da MáximaTech, a
otimização das entregas proporcionadas por essas soluções faz diferença não só
para a automação do negócio, como também para sua evolução. “A empresa
conseguiu reduzir o tempo de fechamento das cargas, melhorou o uso da cubagem
dos veículos e passou a calcular rotas inteligentes. Somados, todos os fatores
proporcionam mais agilidade nas entregas e, consequentemente, mais
produtividade da equipe, sem contar a redução de custos por ter seus
processos controlados”, finaliza Pinheiro.