AGL Solutions desenvolve aplicação em GeneXus para varejistas usuários do SAP Business One

Solução desenvolvida em low-code GeneXus for SAP System Fiori leva nova experiência de uso e mais simplificação para as operações de back office do setor

Uma das tendências que se intensificou no mercado após o início da pandemia foi a busca por aplicações que inovem os negócios em substituição aos grandes projetos de tecnologia. Os usuários dos tradicionais ERPs, por exemplo, veem no desenvolvimento de softwares complementares uma saída mais viável para atenderem às novas demandas de mercado ao invés de atualizarem seus softwares de gestão empresarial.

A AGL Solutions, por exemplo, desenvolveu, para usuários do SAP Business One do setor varejista, uma aplicação que opera como uma extensão das rotinas financeiras, de compras e comercial do ERP. As extensões foram desenvolvidas a partir da solução low-code GeneXus, que possui recursos pré-configurados do SAP Fiori e do banco de dados SAP HanaDB, levando simplificação e melhor experiência de uso aos usuários.

A solução foi projetada para atender uma missão crítica do negócio de pequenas e médias empresas do segmento varejista: os volumes de transações, que, mesmo sendo menor do que o montante praticado nas grandes empresas, ainda assim trata-se de um número considerável, cujo processo precisa ser otimizado.

“Utilizando a plataforma de desenvolvimento low-code GeneXus for SAP System Fiori trouxemos um processo de usabilidade mais ágil e dinâmico ao SAP B1 para o segmento de varejo, reduzindo as operações para um número menor de telas e cliques, o que agiliza a operação varejista”, explica Alexandre Torres Vasques, sócio-diretor da AGL Solutions.

O executivo comenta que a escolha pela GeneXus, que é uma desenvolvedora global de produtos para software baseados em Inteligência Artificial, se deu pela sua capacidade de aceleração na construção do sistema por conter geradores que automatizam a geração de códigos.

“O que nos atrai no Genexus é a velocidade de geração de código. Com ele, escrevemos pouco código e aplicamos padrões nas telas das aplicações gerando a mesma experiência do SAP Fiori. Tivemos ganho de mais de 50% de produtividade comparado com um desenvolvimento tradicional”, explica Torres.

De acordo com Torres, independentemente do segmento que utiliza o SAP B1, o desenvolvimento específico de aplicações promove as mudanças necessárias para cada empresa explorar melhor o seu negócio.

Para o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, o apoio de uma ferramenta low-code para o desenvolvimento de soluções traz mais produtividade a empresas do setor de tecnologia. “Com a GeneXus, a AGL Solutions pode se concentrar nos problemas dos clientes e menos em programação, oferecendo soluções robustas, centralizadas e 100% aderentes a todos os processos que os setores precisam para uma gestão eficaz”, finaliza Recchi.