Empresa que atua no abastecimento
de água, coleta e tratamento de esgotos escolhe ferramenta líder de
gerenciamento de serviço de campo para padronizar e monitorar seus serviços
comerciais
O Grupo Águas do Brasil (SAAB – Saneamento
Ambiental Águas do Brasil), uma das maiores empresas no setor privado de
saneamento do País, digitalizou a gestão de seus serviços comerciais, que
inclui atividades em campo, com a solução Geocall, fornecida pela Engineering,
companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em
Transformação Digital.
De acordo com Rodrigo Maia, superintendente de TI
do Grupo Águas do Brasil, o investimento em uma solução de Field Service
Management (FSM) surgiu devido à necessidade de ter maior padronização e
controle da execução de serviços de campo nas concessionárias do Grupo.
A solução, que foi integrada ao ERP, CRM e a
sistemas legados do Grupo, pode ser acessada por meio de um portal na web que
permite gerenciar processos de negócios relativos às atividades realizadas pela
equipe de serviços comerciais, tais como a criação e o gerenciamento de ordens
de serviço e feedbacks, bem como a geração de indicadores de performance, tudo
em uma única plataforma.
O Geocall também possui uma versão mobile que
permite aos operadores de campo, por meio de seus dispositivos móveis,
consultar, interagir e abrir ordens de serviço, garantindo assim uma gestão end
to end do processo de forma totalmente digitalizada. Ao todo, cerca de 100
usuários acessam a solução neste formato, na qual são gerenciadas atividades como
ligação de água e esgoto, revisão de cadastro, verificação de consumo, corte e
religação de água, fiscalização de corte e ligações e controle da qualidade de
serviços, entre outros.
Para Jor-Ell de Assis, executivo comercial de
Energy & Utilities da Engineering, o Geocall dá condições ao Grupo Águas do
Brasil de avançar em relação aos seus processos de Transformação Digital com a
adoção de boas práticas que permitam alcançar um novo nível de produtividade,
eficiência e gestão das atividades de campo.
“A adoção de uma solução que permita a
padronização da execução e monitoramento das atividades em uma única plataforma
para o Grupo e que integra pessoas (internas e externas) possibilitará a
detecção de problemas e a rápida tomada de decisão a fim de manter altos níveis
de eficácia operacional e a manutenção de seus indicadores de eficiência,
reduzindo os custos e proporcionando melhores condições de trabalho para
estimular o engajamento de seus colaboradores”, finaliza Assis.