por Rafael Martins*
O Pix, novo meio de pagamento
criado pelo Banco Central para simplificar as transações financeiras, promete
melhorar os pagamentos digitais no Brasil, podendo se tornar um grande aliado
aos e-commerces. Mas, por que as operações – tanto as B2C quanto as B2B – devem adotar o Pix? As vantagens deste modelo envolvem uma
gama variada de benefícios para empresas e consumidores, os quais podem ser
vistos abaixo.
- Agilidade e disponibilidade de pagamentos – o Pix está disponível
sete dias por semana, 24h por dia, de forma on-line e instantânea,
oferecendo uma alternativa a meios de pagamentos como boletos bancários,
que podem levar até três dias úteis para serem processados. Nesta nova
modalidade, o pagamento é confirmado no ato da compra, independente do dia
e horário, propiciando liquidação imediata da transação, além de apoiar na
saúde do fluxo de caixa dos lojistas.
- Entregas mais rápidas – uma vez que os pagamentos são confirmados
instantaneamente, os demais processos para efetivar a compra, como emissão
de nota fiscal e envio dos produtos a transportadoras, são agilizados e,
com isso, as entregas podem acontecer em menos tempo que o previsto,
resultando em mais satisfação pelo cliente.
- Diminuição de reservas de estoques – um grande gargalo do
e-commerce são os boletos gerados e não processados. Essa modalidade de
pagamento exige que o lojista faça a reserva dos itens e, quando ela não é efetivada, o
produto volta ao estoque. Vale lembrar que esse cenário é especialmente
prejudicial para as empresas em datas de muito movimento, como a Black Friday, que
apresentam alto índice de desistências de compras efetuadas por boletos.
Nesse sentido, o Pix favorece oportunidades de compras imediatas enquanto
as promoções estão ativas.
- Democratização das compras no e-commerce – com o Pix, pessoas sem
acesso a cartões de crédito ou débito poderão comprar on-line utilizando o
saldo disponível em suas contas. É uma forma de acessibilidade e
democratização das compras on-line ao mesmo tempo em que traz a abertura
de um novo público de potenciais clientes para os lojistas. Entretanto, o
Pix não irá concorrer com o cartão de crédito, pois, para o comprador
brasileiro, os prazos de pagamentos próprios e favoráveis dessa modalidade
ainda são questões culturais muito fortes.
- Custos mais baixos para lojistas – para os consumidores, o Pix é
uma modalidade de transferência de valores gratuita. Já para o lojista,
ele representa taxas menores do que a dos meios atuais, o que pode ser
convertido em mais flexibilidade na hora de oferecer descontos e fazer
promoções. Além disso, a tendência é de que bandeiras baixem suas taxas
para se manterem competitivas frente a este novo método de pagamento.
Mais do que compor o portfólio de meios de pagamentos, o
Pix deve agilizar o processo de compras no e-commerce e trazer vantagens para
empresas e clientes dado o caráter instantâneo, a abrangência de público e as
taxas mais baixas. Para as empresas que desejam implementar essa nova
modalidade de pagamento em seus e-commerces, vale lembrar que ela deve proporcionar
experiências de compras amigáveis, sem mudanças de telas no checkout e que seja
funcional para todos os tipos de dispositivos.
*Rafael Martins é CEO do Grupo
Máxima, líder em soluções de força de vendas e e-commerce, trade marketing e
logística para a cadeia de abastecimento.