Mundial Calçados escolhe Data System para projeto de Transformação Digital

Implementação de ferramentas que propõem interconectividade entre os ambientes on-line e físico devem proporcionar aos clientes da rede de lojas de calçados uma experiência de compra agradável e segura

Com mais de 40 anos de atuação no Estado de São Paulo, a rede varejista Mundial Calçados elegeu a Data System, empresa de Tecnologia da Informação especializada no varejo de moda, para executar seu projeto de Transformação Digital, que prevê a troca do ERP (Enterprise Resource Planning), a implementação de aplicativos móveis e a integração omnichannel das ferramentas.

A escolha pela Data System se deu em função da aderência de suas ferramentas ao negócio da Mundial. “Desde o princípio nos chamou a atenção o fato de a Data System desenvolver soluções pensadas especificamente para o varejo de calçados e roupas e, ao conhecer os recursos e funcionalidades das ferramentas, ficou evidente que havia um grande potencial de sermos atendidos na quase totalidade das nossas necessidades”, explica Ivan da Silva, gestor de TI da Mundial Calçados.

Uma das demandas da Mundial era a integração. A varejista controlava muitos de seus processos, como o Financeiro e as Compras, por meio de planilhas ou sistemas satélites, o que tornava o antigo ERP subutilizado. Além disso, o e-commerce estava baseado num sistema de gestão diferente das operações físicas. “Eles precisavam de uma plataforma que centralizasse todos os processos para ter mais controles, segurança, padronização do fluxo da rotina de trabalho e, assim, evitar retrabalhos”, pontua Murilo Roland, gerente comercial da Data System.

Com uma ferramenta única em ambas as operações, a rede de lojas passará a compartilhar os estoques das operações física e digital, o que ampliará substancialmente a disponibilidade de opções de produtos para os clientes do e-commerce, especialmente no contexto pandêmico, o qual, com o fechamento das lojas, trouxe mais visibilidade para a necessidade de uma oferta digital.

Ao passo que a experiência de compra à distância ganha cada vez mais importância no comércio, a Mundial também se sentiu motivada a buscar soluções que melhorem sua atuação digital. Para isso, a empresa utilizará os aplicativos móveis da Data System para os processos de Compras, Vendas e Vendas Mobile. Todos eles colocam a Mundial num patamar de experiência de compras muito superior ao que é praticado hoje, pois são ferramentas que se integram ao ERP e abrem um leque de oportunidades em relação à mobilidade, como pagamento por link ou QR Code e troca em qualquer loja, independente da compra ter sido realizada na operação física ou on-line. 

“Trabalharemos para que os novos recursos fortaleçam a operação como um todo, criando, de fato, uma interconectividade entre o físico e o digital para proporcionar aos nossos clientes uma experiência de compra agradável e segura, independente do ambiente no qual eles estejam visitando e comprando, comenta Silva.

As tecnologias da Data System entrarão em operação em 16 lojas, além do e-commerce e do escritório administrativo. Serão poucas customizações, praticamente um ‘plug and play’. Somada à implementação, um diferencial da Data System é alocar equipes de Customer Success para acompanhar e garantir que a Mundial tire 100% de proveito das soluções.

Indagado sobre a representatividade do projeto para a Mundial, Silva afirma: "será uma transformação com uma grande oportunidade de olharmos com profundidade para tudo que fazemos e como fazemos. Gostamos de pensar que seremos uma Mundial ainda melhor, proporcionando interações e experiências que atendam os anseios e necessidades dos clientes”, finaliza o gestor de TI da Mundial Calçados.