Azevedo Alimentos aumenta número de pedidos em 32% com aplicativo de força de vendas da MáximaTech

Distribuidora de produtos para panificação inova sistema de vendas dos representantes comerciais com aplicativo móvel integrado ao ERP

A Comercial Azevedo Alimentos, distribuidora localizada em Formiga, na região centro-oeste de Minas Gerais, precisava simplificar suas rotinas do setor comercial e gerenciar o atendimento de cerca de cinco mil clientes atendidos por semana, bem como seu extenso portfólio, composto por um mix de produtos com aproximadamente cinco mil itens para food service.

A distribuidora optou pelo aplicativo Pedido de Venda, desenvolvido pela MáximaTech, empresa especializada em soluções móveis para a cadeia de abastecimento e que faz parte do Grupo Máxima. A partir do uso da solução, a Comercial Azevedo conseguiu alcançar novos resultados e superar as dificuldades e os desafios existentes no momento da venda. 

As informações contidas no ERP da empresa foram compartilhadas com segurança no aplicativo. Um exemplo disso é a meta por produtos, exibida na aba representantes, que, depois de ativa no app, trouxe um acompanhamento preciso das vendas dos representantes comerciais, proporcionando melhores resultados. Com os novos recursos, a empresa aumentou sua quantidade de pedidos emitidos em 32,49% e, consequentemente, ampliou o número de vendedores em 23,9%. 

“A disponibilização dessas informações em tempo real e com acesso simplificado permite que os representantes consigam traçar novas estratégias e alcançar a quantidade de vendas esperada, diferente do modelo antigo, em que eles precisavam de um funcionário interno para conceder esses dados”, explica Leandro Reis, responsável pelo departamento de TI da Comercial Azevedo.

Outro benefício proporcionado pela ferramenta é a rapidez na sincronização das informações, como bloqueios e desbloqueios de clientes, reserva de itens e controle da conta corrente dos representantes. Além disso, com o Pedido de Venda, as fotos dos itens ficam disponíveis no sistema, o que é um diferencial para alavancar o setor comercial, pois auxilia na apresentação de novos produtos. E, com a inclusão da função de pagamento por meio do cartão de crédito, a empresa conseguiu fechar negociações com mais segurança e de maneira mais rápida.

O Pedido de Venda também trouxe mais tranquilidade para o departamento de tecnologia, que passou a receber menos ligações do time de vendas, já que esse contato era feito em casos de erros ou necessidade de acesso a algum dado. Com o aplicativo, isso foi resolvido e atualmente o tempo necessário para finalizar uma venda é de dois minutos. “Mesmo com 60 representantes utilizando a solução, ela se mantém estável e eles conseguem acessar rapidamente todas as informações necessárias, o que evita a possibilidade de erros”, afirma Reis. 

De acordo com Bruno Simião, gerente de desenvolvimento da MáximaTech, trabalhar com o auxílio de uma tecnologia específica e pronta para solucionar os problemas que surgem na rotina dos atacadistas e distribuidores é fundamental. “Focamos justamente em identificar essas necessidades e inovar a partir das especificidades para entregar soluções que se adequem mais rápido e facilmente ao propósito dos nossos clientes”, finaliza Simião.