Criada junto à companhia especializada em
Transformação Digital, a nova plataforma para centralizar e
gerenciar APIs é a aposta da Via para se tornar 100% digital. Como
resultado, foram otimizadas aproximadamente 492 horas mensais dedicadas à
desenvolvimentos, aumentando o valor agregado ao negócio e aos
clientes
O uso das APIs (Interface de
Programação de Aplicações) permite a criação de plataformas e aplicativos de
forma mais simples. De olho no seu ecossistema – em especial as
startups, a Via, que se tornou uma potência em tecnologia e
é responsável pelas bandeiras Casas Bahia,
Ponto e Extra.com, assim como pela fabricante de móveis Bartira,
implementou uma plataforma de gestão de APIs.
Desenvolvida sob medida junto à Engineering, companhia global de
Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, a
iniciativa visa tornar o uso padronizado e seguro.
Como resultado, a Via otimizou seus
desenvolvimentos em 492 horas mensais. Neste cenário,
todas as áreas técnicas e dedicadas à
produtos foram beneficiadas com essa
implementação devido à melhoria na comunicação entre os parceiros e
os departamentos. O modelo prevê
a unificação dos processos e, também, o ganho
de agilidade, diminuindo, consequentemente, os
gastos de tempo e dinheiro.
“Com o objetivo de nos tornarmos uma
empresa 100% digital, estamos preparados para as diversas integrações
resultantes do nosso programa Via Next de parcerias e investimentos em
startups, realizadas por meio de APIs, um movimento que foi
reforçado com o anúncio da criação de um fundo de R$ 200 milhões
de corporate venture capital (CVC) para investimentos em
startups em até cinco anos” acrescenta Paulo Castro, gerente
executivo de arquitetura da Via.
Segundo Michele Liguoro, diretor
comercial da Engineering, o principal desafio para
uma empresa que está crescendo exponencialmente é manter uma
comunicação centralizada com todo seu ecossistema, como a
Via conta com 46 mil colaboradores
e diferentes bandeiras sob sua responsabilidade, é ainda mais
desafiador.
“Driblamos este cenário ao
centralizar em apenas um local todas as APIs, que
traduzem suas necessidades de negócios atuais e
futuras, colocando os envolvidos numa
única página e acessando às mesmas informações”,
esclarece Rafael Lategahn, diretor da área de Digital Business
da Engineering.
Com apenas seis meses de desenvolvimento
por ambas as empresas, seguindo os padrões definidos pela Via, atualmente, a
plataforma é responsável por solucionar o ciclo de vida de uma API,
possibilitando à gestão de suas integrações, tanto construídas como em
construção. Isso resulta em visibilidade e previsibilidade para os tomadores de
decisões, além de agilidade aos desenvolvedores.
“Neste momento, estamos avançando para
habilitar a implementação da plataforma de APIs às integradoras do
nosso marketplace, permitindo o cadastramento de seus produtos
de forma automática, o que vai otimizar o processo
de on boarding na Via.
Além disso, estamos preparando nossa plataforma aberta para ser
disponibilizada externamente”, explica Vagner Guedes, gerente de
arquitetura da Via.