Atacadista
distribuidor obtém 250% e 48% de crescimento nos faturamentos dos canais de
e-commerce B2B e B2C, respectivamente
O Grupo Vieira
está presente há mais de 35 anos na cadeia de abastecimento e sua atuação é
voltada para o consumidor final, com a Jormart Atacadista, e também para
empresas, com a Vieira Distribuidora. Com o objetivo
de estar disponível a qualquer momento para os seus clientes Business-to-Business
(B2B), o Grupo Vieira decidiu investir em uma plataforma de e-commerce.
A escolha foi pela LifeApps, empresa que faz parte do Grupo Máxima, líder no mercado de força de vendas externa, de trade marketing e de
e-commerce dentro do segmento atacado distribuidor, segundo o ranking
ABAD/Nielsen de 2021.
Com o diferencial de ter integração direta com o WinThor,
ERP utilizado pelo Grupo Vieira, o conglomerado investiu na solução em dezembro
de 2019 e, desde então, apresentou um crescimento em 250% no faturamento do
e-commerce.
“Sempre vimos a necessidade de estar em multicanais para
não perder nenhuma oportunidade. E o e-commerce não tem fronteiras, funciona 24
horas e sete dias por semana. Então, quando o nosso vendedor não estiver
disponível, o cliente pode ir lá na nossa plataforma e fazer sua compra”, explica Daiana Pereira, gerente de marketing do Grupo
Vieira.
Inicialmente, os vendedores externos apresentaram
resistência à plataforma. Mas a ideia de que o e-commerce é um concorrente foi
rompida com ações voltadas para mudanças na cultura organizacional, como a
destinação de comissões a esses colaboradores também nas compras que os
clientes realizam de maneira on-line. Outra forma de trabalhar isso com o time
de representantes é por meio da transparência com os resultados ao mostrar o
crescimento do negócio, que conseguiu aumentar cerca de 200% o número de
pedidos emitidos desde 2020.
Os dados mostram como a plataforma pode ser benéfica
justamente por permitir alcançar novos clientes que, às vezes, o vendedor
externo não conseguiria atender pessoalmente. “O canal de venda on-line não
veio para tirar a função dos vendedores, mas sim para auxiliar na rotina e
permitir o crescimento da empresa”, explica Daiana.
A plataforma também trouxe mudanças de comportamentos nos
consumidores. Existem casos de clientes que buscam pelo
canal on-line por conta própria e já têm o costume de
realizar suas compras por este meio. Com isso,
o Grupo Vieira obteve um aumento de 20% nos cadastros dentro da plataforma
somente na parte de distribuição. Além disso, os clientes têm se
adaptado a esta modalidade de consumo e o número de recompras na plataforma
ultrapassa os 50%.
Diante dos resultados obtidos com o comércio entre
empresas, a atacadista e distribuidora também implementou um canal de vendas
on-line para o consumidor final, ou seja, Business-to-Consumer (B2C).
Com a pandemia provocada pela Covid-19, o projeto foi acelerado e, em abril de
2020, a empresa lançou o e-commerce da Jomart, voltado para pessoas físicas.
Com quinze meses de uso, a plataforma B2C já apresenta um crescimento de 48% no
faturamento.
A LifeApps acredita que é essencial estar à frente das
mudanças da cadeia de abastecimento, com funcionalidades e ferramentas que
permitam avançar a operação. “O e-commerce envolve muito mais do que permitir
vendas on-line. Ele proporciona análise de dados e até mesmo possibilita
negociações através desse canal”, explica o CEO da LifeApps, Rafael Martins.