Grupo Vieira impulsiona resultados em vendas B2B e B2C com e-commerce da LifeApps

Atacadista distribuidor obtém 250% e 48% de crescimento nos faturamentos dos canais de e-commerce B2B e B2C, respectivamente

O Grupo Vieira está presente há mais de 35 anos na cadeia de abastecimento e sua atuação é voltada para o consumidor final, com a Jormart Atacadista, e também para empresas, com a Vieira Distribuidora. Com o objetivo de estar disponível a qualquer momento para os seus clientes Business-to-Business (B2B), o Grupo Vieira decidiu investir em uma plataforma de e-commerce.

A escolha foi pela LifeApps, empresa que faz parte do Grupo Máxima, líder no mercado de força de vendas externa, de trade marketing e de e-commerce dentro do segmento atacado distribuidor, segundo o ranking ABAD/Nielsen de 2021.

Com o diferencial de ter integração direta com o WinThor, ERP utilizado pelo Grupo Vieira, o conglomerado investiu na solução em dezembro de 2019 e, desde então, apresentou um crescimento em 250% no faturamento do e-commerce.

“Sempre vimos a necessidade de estar em multicanais para não perder nenhuma oportunidade. E o e-commerce não tem fronteiras, funciona 24 horas e sete dias por semana. Então, quando o nosso vendedor não estiver disponível, o cliente pode ir lá na nossa plataforma e fazer sua compra, explica Daiana Pereira, gerente de marketing do Grupo Vieira.

Inicialmente, os vendedores externos apresentaram resistência à plataforma. Mas a ideia de que o e-commerce é um concorrente foi rompida com ações voltadas para mudanças na cultura organizacional, como a destinação de comissões a esses colaboradores também nas compras que os clientes realizam de maneira on-line. Outra forma de trabalhar isso com o time de representantes é por meio da transparência com os resultados ao mostrar o crescimento do negócio, que conseguiu aumentar cerca de 200% o número de pedidos emitidos desde 2020.

Os dados mostram como a plataforma pode ser benéfica justamente por permitir alcançar novos clientes que, às vezes, o vendedor externo não conseguiria atender pessoalmente. “O canal de venda on-line não veio para tirar a função dos vendedores, mas sim para auxiliar na rotina e permitir o crescimento da empresa”, explica Daiana.

A plataforma também trouxe mudanças de comportamentos nos consumidores. Existem casos de clientes que buscam pelo canal on-line por conta própria e já têm o costume de realizar suas compras por este meio. Com isso, o Grupo Vieira obteve um aumento de 20% nos cadastros dentro da plataforma somente na parte de distribuição. Além disso, os clientes têm se adaptado a esta modalidade de consumo e o número de recompras na plataforma ultrapassa os 50%.

Diante dos resultados obtidos com o comércio entre empresas, a atacadista e distribuidora também implementou um canal de vendas on-line para o consumidor final, ou seja, Business-to-Consumer (B2C). Com a pandemia provocada pela Covid-19, o projeto foi acelerado e, em abril de 2020, a empresa lançou o e-commerce da Jomart, voltado para pessoas físicas. Com quinze meses de uso, a plataforma B2C já apresenta um crescimento de 48% no faturamento.

A LifeApps acredita que é essencial estar à frente das mudanças da cadeia de abastecimento, com funcionalidades e ferramentas que permitam avançar a operação. “O e-commerce envolve muito mais do que permitir vendas on-line. Ele proporciona análise de dados e até mesmo possibilita negociações através desse canal”, explica o CEO da LifeApps, Rafael Martins.