*por Fabrício Santos
A chegada de
novembro traz consigo a sexta-feira mais aguardada do ano e, com a alta
expectativa pela Black Friday, as demandas para o e-commerce tendem a expandir.
Somente em 2020, 76,50% dos brasileiros aproveitaram as promoções da data que,
mesmo durante um ano atípico, acabou se tornando a mais digital de todos os
tempos, principalmente em função do impulso ao consumo eletrônico motivado pela
pandemia de Covid-19. Para 2021, a previsão é que o número suba para 87,75%, de
acordo com a pesquisa da Conversion.
Além do preparo necessário
para a data exata, 26 de novembro, é importante adotar cuidados estratégicos
com as etapas anteriores e posteriores à Black Friday, uma vez que esse evento
costuma ser temido para o setor de logística do e-commerce. Para não sofrer com
surpresas, e atender às demandas com controle e bons retornos, seguem abaixo
algumas dicas importantes:
- Estoque e organização - cuidar
do estoque é essencial em qualquer data do ano. Por isso, fazer
inventários rotativos ou verificações mensais são de extrema importância
para manter o controle dos produtos,
não sobrecarregar as demandas e
permitir se
traçar planos com
informações estratégicas
para ocasiões
especiais. Essa ação já facilita a seleção de produtos para as promoções, sendo mais
vantajoso colocar aqueles que foram pouco vendidos durante o ano ou
possuem grande volume no estoque.
A organização do
estoque também deve ser verificada e adaptada, levando em consideração que de
novembro em diante o fluxo
de pedidos tende a ser mais alto. Para evitar corte nos pedidos, avarias e
atrasos na separação e no processo logístico, é fundamental utilizar uma
metodologia de organização que facilite as ações e otimize o tempo. Outra
prática muito utilizada são os inventários rotativos dos produtos que sofreram
corte no dia anterior, para que o estoque destes produtos fique ajustado com as
quantidades reais.
- Tempo de entrega - os
consumidores estão cada vez mais ansiosos referente ao prazo de entrega de
seus produtos. Na Black Friday esse padrão ganha ainda mais força. Logo,
na disputa entre concorrentes, sai à frente aquele que promete um prazo
mais curto e o cumpre. Quanto antes forem planejadas as rotas de entregas,
melhor ficará a distribuição dos produtos no pós-compra.
Se ocorrer
problemas com sua logística de entrega e o pedido demorar ainda mais tempo para
ser entregue, as chances de acabar perdendo um cliente e passar uma má
impressão são grandes. É muito importante se atentar aos prazos e notificar o seu consumidor em caso de
atrasos.
- Atendimento ao cliente - é comum que, nesta data, as pessoas estejam mais abertas
a comprar, tanto por esperarem por esse momento há algum tempo quanto pelo
fato de buscarem por promoções e pesquisarem pelo negócio mais vantajoso
no mercado diante de várias campanhas. Os casos de
organizações ineficientes das promoções podem levar a frustrações de modo
que um novo
consumidor não se fidelize.
A qualidade do
atendimento é sempre prioridade, principalmente em um cenário em que todos os
preços são vantajosos e a boa recepção tende a se destacar como vantagem. E por
atendimento também falamos
de todo o processo de vendas, desde o primeiro contato do cliente até o
pós-venda, com um acompanhamento da satisfação do cliente.
- Tecnologia - sempre será uma
aliada para fortalecer seu negócio! Ela envolve desde o uso de softwares
para monitoramento de entrada e saída dos pedidos, até o uso de
ferramentas para elaboração de banners promocionais e vitrines on-line,
que chamam a atenção de compradores. Por isso, não tenha medo de investir
nesse tópico, que vai garantir mais eficiência operacional e,
consequentemente, impactar o cliente final.
Lembre-se: nessa época do
ano a logística de sua empresa é ainda mais importante, mas ela deve ser
administrada e revisada todos os meses, não apenas em novembro, pois se trata
de uma disciplina e o seu bom uso torna eficiente todas as ações da empresa,
principalmente em datas com maior giro.
*Fabrício
Santos é especialista em logística da MáximaTech e da onBlox, desenvolvedoras
de soluções para força de vendas, e-commerce, trade marketing e logística para
a cadeia de abastecimento.