GeneXus cresce 26% em 2021

Resultado positivo da desenvolvedora global de softwares low-code é fruto da receita de novos negócios impulsionados pela corrida por novas aplicações nas iniciativas pública e privada em decorrência do apelo da digitalização do mercado pós-pandemia

Março de 2022 - A GeneXus, desenvolvedora global de produtos para software baseados em Inteligência Artificial, anuncia crescimento de 26% em sua receita de 2021, período que foi marcado pelo impulso de uma nova onda de investimentos em tecnologia e em transformação digital nos setores público e privado.

Parte do crescimento também se deve às novas necessidades de empresas usuárias do ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP, que passaram a demandar mais agilidade nos desenvolvimentos customizados em seus softwares, necessidade que é atendida por meio do low-code, uma vez que a plataforma da GeneXus possibilita aperfeiçoar e personalizar as aplicações com os recursos SAP já embarcados.

E as perspectivas seguem animadoras. “Segundo o Gartner, até o ano de 2024 mais de 65% dos softwares e aplicativos serão desenvolvidos ou customizados em low-code, o que já se tornava expressivo no ano passado, quando a consultoria também revelou alta de 22,6% a nível mundial no setor”, acrescenta Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil.

Ainda de acordo com o executivo, outro fator que endossou o crescimento da companhia foi investimento na formação de mão de obra especializada em Tecnologia da Informação. “Apesar do aumento da digitalização nas empresas, o setor está esbarrando na falta de mão de obra especializada”, explica Recchi.

Segundo pesquisa da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o País é responsável por formar, por ano, 46 mil profissionais na área da tecnologia. Por outro lado, a pesquisa também revela que o segmento exigirá mais de 300 mil profissionais até 2024, o que inevitavelmente ocasionará em vagas não preenchidas.

Diante deste cenário, a GeneXus investe no treinamento de profissionais para o desenvolvimento em low-code como uma das soluções para driblar a escassez de profissionais e não atrasar a progressão da transformação digital no País. “Para isso, a empresa apoia com treinamentos gratuitos,  webinar com especialistas e parcerias com universidades que capacitam estudantes na nossa plataforma”, comenta Recchi.

Para 2022, a empresa projeta um crescimento acima de 25%, o que, segundo o executivo, será possível graças às últimas conquistas. A empresa encerrou o ano de 2021 nomeada como visionária pelo Gartner e a última atualização da sua ferramenta exibe a adoção do Gerador Angular, que foi pensado para desenvolver aplicações web modernas, rápidas e de alto rendimento em consonância com o framework open source da Google. Além disso, a desenvolvedora segue se consolidando como uma fornecedora do Enterprise Low-Code, o que possibilitará funcionalidades de criação ainda mais robustas com Design Systems.